quarta-feira, 31 de março de 2010

PESQUISA EM CAPÃO DE CIPÓ.

Aconteceu na semana passada no municipio de Capão do Cipó, as pesquisas para o evento FOLHA EM DESTAQUE 2010. O evento que acontece no dia 23 de Abril no Clube União Santiaguense. Os destaques de Capão do Cipó também estarão participando do evento em Santiago. Me chamou a atenção a grande aceitação do agricultor Alcides Meneguini entre os entrevistados. Também uma fonte me confidenciou que o nome de Meneguini, juntamente com o presidente da Camara de Capão do Cipó Ibanez Garcia seria uma ótima dobradinha para a próxima eleição.

CAPÃO DO CIPÓ.

Na sessão de ontem da Câmara de Vereadores do Capão do Cipó, o presidente da casa o vereador Ibanez Garcia dos Santos, sugeriu ao líder do governo Vereador António Jardim, que retirasse o projeto para aquisição de 3 caminhões caçamba no valor de mais de R$ 600 mil, financiado em 48 meses. Ibanez tem restrições ao numero de parcelas que serão financiados esses veículos, ou como sugestão que fosse adquirido uma maquina motoniveladora, para dar atendimento aos mais de 1.000KM que o município atende.

FEIRA DO PEIXE EM JAGUARI.

Acontece hoje e amanhã em Jaguari a 16ª Feira do Peixe, do Vinho e dos Produtos Coloniais. O evento será na Praça Osvaldo Aranha, em frente a Igreja Matriz.
Também hoje à noite no Clube Caça e Pesca, um super jantar. No cardápio buffet de peixe, regado a muito vinho. Os cartões ao preço de R$ 13,00, podem ser adquiridos com o pessoal da diretoria ou no clube.
Essa é mais uma promoção da Prefeitura Municipal de Jaguari, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário.

INTER CAMPEÃO.

Internacional o unico time campeão de tudo, inclusive do BBB.

terça-feira, 30 de março de 2010

NILTON FERREIRA VENCE EM SANTO ANGELO.

Primeiro Lugar

DOIS MISSIONEIROS DE JUCA MORAES
De: CARLOS OMAR -VILLELA GOMES COM NILTON FERREIRA E WALTER MORAES.

Nilton Ferreira e Walter Moraes vencem o 3º Canto Missioneiro da Música Nativista de Santo Ângelo, que se realizou neste final de semana naquele município.
Parabéns ao Nilton por mais essa conquista.
Fonte- Blog do Jean e Analise.

MENINA DESAPARECIDA HÁ 5 ANOS É ENCONTRADA

A polícia encontrou esta manhã uma menina que estava desaparecida há cinco anos, em Porto Alegre. Daiane Silva da Silva foi localizada numa residência no bairro Sarandi.

Segundo o delegado Andrei Vivan, do Deca, ela foi sequestrada quando tinha seis anos e quatro meses. Ela está com equipe do Deca e passará por avaliações. O delegado irá fornecer mais informações sobre o caso esta tarde.

No ano passado, a menina foi personagem de uma reportagem veiculada pela rádio Gaúcha, RBS TV. O Diário Gaúcho acompanha a história do desaparecimento de Daiane desde a data do sumiço, em 8 de novembro de 2004.


RÁDIO GAÚCHA

segunda-feira, 29 de março de 2010

ADOLESCENTE É MORTO COM 11 TIROS.

Michael Silva Oliveira, de 17 anos, foi morto na madrugada de sábado, em Tupanciretã, região central do Estado. A vítima foi encontrada já sem vida, por volta das 2h30min, no Corredor dos Tabajaras, no bairro Pedreira. Quando policiais militares chegaram ao local, avistaram o jovem caído na via.

O adolescente levou 11 tiros e tinha diversos ferimentos pelo corpo, feitos por objeto cortante. Ele foi atingido principalmente na cabeça, nos braços e nas mãos. A Polícia Civil investiga o caso e já teria um suspeito para o homicídio.

Michael foi enterrado na manhã de domingo, no Cemitério Municipal de Tupanciretã

Diario de Santa Maria.

sábado, 27 de março de 2010

TRITÍCOLA CONTINUA PAGANDO.

Essa semana que passou foi pago mais uma parcela aos associados que tem soja depositado na Cooperativa Tritícola. Num percentual programado pela diretoria para cada credor, foram pagos em torno de 2 milhões de reais ao total. Aos poucos os associados estão recebendo, e vendo o esforço da atual administração para fazer os pagamentos. Na semana que vem tem assembléia da Tritícola, será que o pessoal que colocou a Cooperativa nessa situação se farão presentes???. E os que agiotavam a administração passada estarão lá??? Os que prestavam serviços tercerizado e faziam parte da diretoria vão estar lá??. Essas respostas só teremos no dia da Assembléia, então aguardemos.

HCS 68 ANOS DE MUITA SAÚDE.

Ontem aconteceu os 68 anos de história de uma das melhores instituição de saúde do nosso estado. O HCS caminha em passos largos para ser dentro de pouco tempo um hospital de grande porte. Enquanto temos notícias que várias casas de saúde ou hospitais estão em condições precárias, sem dinheiro ou fechados, temos orgulho de dizer que em Santiago temos um dos hospitais mais fortes do estado. A credibilidade é um ponto forte da atual administração, que apesar de tempos difíceis as obras para melhor atender a região não param.
Saúde e sucesso aos comandantes dessa embarcação que vai de vento em popa.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL.

Acontece logo mais as 15h no Estádio Municipal Néri Cardoso, a abertura do Campeonato Municipal de Futebol com a solenidade de abertura, com a presença de várias autoridades. O gramado foi trocado e as condições de jogo são as melhores. A partida de abertura terá o clássico entre Riachuelo e Grenal. O presidente da Liga Santiaguense de Futebol, o amigo Luciano Vieira espera um grande público nessa tarde.
Está aí um ótimo programa para um sábado a tarde.

NARDONI E JATOBÁ SÃO CONDENADOS.

Após cinco dias de julgamento, o júri chegou ao veredicto: o pai, Alexandre Nardoni, e a madastra, Anna Carolina Jatobá, são os culpados pela morte da menina Isabella, de apenas 5 anos, em 29 de março de 2008.

Pelo homicídio triplamente qualificado da filha, Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão, e Anna Jatobá, a 26 anos e 8 meses. O casal também foi condenado a mais 8 meses de prisão cada um em regime semi-aberto, além de 24 dias-multa, por fraude processual.

“As circunstâncias demonstram frieza emocional e insensibilidade dos réus”, disse o juiz Maurício Fossen, que decidiu também manter a prisão preventiva - ou seja, mesmo havendo recurso, o casal continuará preso.

Durante a leitura da sentença, os manifestantes que aguardavam o anúncio do veredicto começaram a comemorar a decisão tão logo o juiz pronunciou a palavra “culpados”. Os réus não choraram ao ouvir a condenação e mantiveram a cabeça erguida.

Veja on line.

sexta-feira, 26 de março de 2010

PMDB E PDT JUNTOS PARA O PIRATINI.

Em encontro onde estiveram presentes praticamente todos os caciques do PMDB e do PDT, os partidos oficializaram nesta quinta-feira a coligação que irá disputar o Governo nas eleições de outubro. O atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB) e o deputado federal Pompeo de Matos (PDT) foram as grandes estrelas do encontro.

Fogaça deve renunciar ao cargo na próxima semana para assumir o posto de candidato a governador. Em seu lugar, assumirá o pedetista, José Fortunati, atual vice-prefeito. Pompeo, por sua vez, será o candidato a vice.

Fogaça evitou perguntas sobre a divisão de cargos, caso vença o pleito, e a pressão pedetista por apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff, que tentará suceder Lula na Presidência.

— Demos um passo decisivo em busca do fortalecimento e do desenvolvimento do Estado. Vamos tratar de comum acordo as demais questões, como coordenação de campanha, as novas alianças e outras formas de coligação.

Sobre a dissidência no PDT — prefeitos preferiam apoiar Tarso Genro, o candidato petista ao Piratini —, o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr. preferiu minimizar a polêmica, sugerindo que o engajamento na campanha será maciço:

— Não chegamos aqui com uma unanimidade, mas conquistamos uma unidade política. E pela primeira vez temos um vice na coligação.

Vieira da Cunha, deputado federal que perdeu a disputa para vice, foi embora antes dos discursos. Disse que participaria do encerramento da Semana Acadêmica, na PUCRS. Já Eliseu Padilha, deputado federal do PMDB, sequer apareceu. Ele aspira a uma vaga ao Senado, mas tudo leva a crer que Germano Rigotto é quem vai disputá-la. Até o presidente pedetista, Romildo Bolzan Jr., defendeu o nome do ex-governador.

— Quando o PDT sustentou que seria importante a aliança com Fogaça, não era nada pessoal contra o senador (sic) Rigotto, ao contrário. Tanto é que estamos prontos para trabalhar em sua campanha ao Senado — disse Bolzan.

Zero Hora.

quinta-feira, 25 de março de 2010

VOLTA MURICY...

Uma reunião da alta cúpula do futebol, ainda na madrugada desta quinta-feira, começaria a definir o futuro do Inter e do técnico Jorge Fossati. A derrota por 3 a 0 para o São José foi pesada demais. Até mesmo para quem tentava blindar o treinador uruguaio para enfrentar o Cerro-URU, no próximo dia 31, no Beira-Rio, jogo que poderá selar o destino colorado na Libertadores.

Há uma forte tendência para a demissão de Fossati na tarde desta quinta. A direção de futebol vem sendo pressionada por dirigentes para substituí-lo. Muricy Ramalho, desempregado desde a sua saída do Palmeiras, é o preferido de conselheiros e torcedores para retornar ao clube. Fábio Mahseredjian voltaria a assumir a preparação física da equipe.

Importantes dirigentes do Inter mostram-se decepcionados com o sistema defensivo montado por Fossati. Entendem que seus volantes não guardam posição, avançando juntos, e deixam zagueiros desprotegidos, além de a defesa estar jogando em linha, o que facilita a ação de qualquer ataque. Até mesmo o do São José, que marcou três no Inter de Fossati.

Questionado sobre a troca de técnico, o vice de futebol colorado, Fernando Carvalho, desconversou:

– Não vamos tomar nenhuma decisão drástica como esta de cabeça quente.

Esta frase foi utilizada por Carvalho no ano passado, após a derrota para o Coritiba no Estádio Couto Pereira. Na manhã seguinte, no retorno a Porto Alegre, Tite foi demitido.

Zero Hora.

quarta-feira, 24 de março de 2010

CHICÃO NO CRUZEIRO.

Amanhã acontece a assembleia do Cruzeiro Esporte Clube. A chapa de consenso é encabeçada pelo atual presidente da entidade José Francisco Gorski ( Chicão ). Conforme Chicão, não era intenção de permanecer na presidência do clube, mas depois de uma Copa Santiago deficitária ( 24 mil reais ), não seria justo passar o comando do clube com dívida. Chicão também abordou o assunto da fórmula do torneio para o próximo ano, quando devemos ter novidade, em relação ao número de equipes e quanto aos cruzamentos. Mas isso é assunto para mais adiante.

terça-feira, 23 de março de 2010

SEGUNDA FOI UM CAOS.

O dia de ontem foi um verdadeiro caos. Depois do temporal que atingiu a nossa cidade na noite de domingo, ontem ficamos o dia todo sem energia elétrica. Funcionários da prefeitura municipal( Sec de obras), AES Sul e Corpo de Bombeiros estiveram um segunda de muito trabalho. Árvores caídas, redes elétricas danificada, casas destelhadas e ruas interrompidas. Hoje estamos voltando ao mundo real, começa a semana.

Estive na sessão do legislativo ontem. Muito bem colocado pelo amigo Pelé, onde os munícipes colocam o lixo em frente as bocas de lobo, depois quando ocorrem os alagamentos ligam para a prefeitura solicitando a limpeza. Falando em Pelé, o vereador abriu o voto enquanto usava a tribuna. Disse que esse ano ia se entregar as qualidades das mulheres, e votaria em 3 delas na eleição de Outubro. ( Dilma, Yeda e Ana Amélia ).

O vereador Diniz Cogo, na minha opinião foi muito infeliz quando chamou Sandro Palma de Deputado. Depois da fraca votação para o executivo santiaguense, Sandro ainda enfrenta outros problemas que dificultam sua candidatura. Sandro Palma esta fora do páreo.

Bianchini voltou a falar em unir os vereadores do PP da região em torno do nome de Chicão. Falou que a região precisa continuar usando a cadeira da Assembleia Legislativa, que durante 20 anos esteve com o ex- Deputado Marco Peixoto. Segundo o vereador Bianchini, Chicão essa semana estará em São chico para uma reunião com os vereadores e lideranças do PP daquele município. Entre a bancada do PP de Santiago, o vereador colocou que todos fecharam com o nome de Chicão.

Começa a decolar a candidatura do Gringo.

NOVOS VENDAVAIS PODEM ATINGIR O ESTADO.

Se o dia de ontem foi de destruição no Estado, o de hoje será de alerta. O fenômeno que provocou rajadas de até 115,5 km/h em Bagé e danos comparáveis aos de um tornado em Santo Cristo tem o risco de se repetir nas primeiras horas do dia, especialmente nas regiões Norte e Noroeste.

A previsão é de que as rajadas alcancem 80 km/h nessas áreas, com volume de chuva que pode alcançar 50 milímetros – o equivalente a 50% da média do mês. A boa notícia é que ao longo do dia o sistema perde força, com previsão apenas de chuva fraca amanhã no Leste e no Nordeste.

Embora o efeito devastador seja semelhante ao de outras tempestades, com telhas arrancadas, muros e postes derrubados, desta vez o agente tem um nome diferente: Complexo Convectivo de Mesoescala. Na prática, o nome pomposo significa a junção de tudo aquilo que os gaúchos experimentam desde o domingo à noite: um sistema que mescla chuva torrencial, vento forte, relâmpagos e granizo. Tudo potencializado por uma frente fria que atravessa o Estado e por um ciclone extratropical que atua no oceano.

– É como uma imensa bola de nuvens cúmulos-nimbo (as mais densas, associadas a trovoadas). Para se ter uma ideia, essa bola tem quase o tamanho do Rio Grande do Sul. É uma espécie de convergência da umidade, a frente fria organizou os ventos na região e potencializou os efeitos – explica o meteorologista Jonathan Cologna, da Somar Meteorologia.

Assustados com as cenas de telhas voando e estruturas de um ginásio retorcidas, moradores de Santo Cristo, uma das cidades mais atingidas, chegaram a imaginar que tinham sido vítimas de um tornado ontem. Depois de analisar imagens da cidade, a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia, descartou a hipótese. Na sua avaliação, o que ocorreu foi uma microexplosão:

– É uma forte rajada de vento tão destrutiva como um tornado, porém com um comportamento diferente.

Enquanto um tornado é uma espécie de funil com ventos circulares que “sugam” e retorcem tudo o que encontram pela frente, uma microexplosão é resultado de uma nuvem muito desenvolvida, que pode chegar a 10 quilômetros de altura e descarrega chuva e vento forte de uma vez só.

Indiferentes à nomenclatura, o que gaúchos constataram foi a fúria da tempestade. Até o início da noite de ontem, 67 mil permaneciam sem luz, devido a quedas na rede elétrica. Para auxiliar os atingidos por temporais, o Banrisul anunciou a oferta de linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

Sob mesa, mulher viu telhado voar

A comerciária Imelda Junges, 50 anos, viu, debaixo da mesa da sala, o telhado da casa de madeira ser arrancado pela força do vento, na madrugada de ontem, em Santo Cristo, no noroeste do Estado.

O temporal que por volta das 2h atingiu mais quatro cidades da região deixou Imelda desalojada. A casa (na foto na página ao lado), além de perder o telhado, foi deslocada por cerca de meio metro. A mulher, apavorada embaixo da mesa, nem percebeu a movimentação da estrutura, porque o ruído sobre a sua cabeça era imenso. Ela havia levantado da cama momentos antes, despertada pelo som do temporal na rua. Como a energia elétrica tinha terminado, a comerciária tentava acender uma vela na sala, o que era impossível devido ao vento que entrava por frestas. Quando iria para o quarto para ver se conseguiria luz, o telhado se foi com o vento. Lembrando as orientações que recebia na infância, de procurar uma mesa para se proteger, Imelda se jogou naquela que estava a seu lado. Uma parede dos fundos da residência também ruiu. A tormenta destruiu fechaduras, abriu portas e quebrou vidros.

– Eu via aquela madeirama caindo do meu lado. Só rezava para que não caísse um pedaço grosso por cima da mesa. Fiquei ali de cinco a oito minutos – conta a mulher, que mora sozinha, e se socorreu na casa dos vizinhos quando o temporal permitiu que ela saísse da moradia.

Enquanto não recuperar os estragos, ela ficará na casa da mãe.

Esse foi o segundo temporal em menos de quatro meses no município. E o pior deles em termos de estragos. Foram danificadas 721 moradias – 58 estão destruídas. Ficaram desalojadas (na casa de parentes) 1,5 mil pessoas. Um morador se feriu. A cidade estava parcialmente sem água, sem luz e sem telefonia fixa na tarde de ontem. A tormenta levantou ainda a cobertura da cerealista da cooperativa dos agricultores do município, que seria inaugurada em breve. O maquinário novo foi comprometido. A Praça Wolfram Metzler ficou destruída.

– Estávamos sofrendo ainda os reflexos do temporal de novembro – lamenta o prefeito José Seger.

Salvos por um varal

Ainda tremendo e com a cabeça machucada, a doméstica Marlene Wiedtheuper, 37 anos, acredita que a sua vida, a do filho e a do marido foram salvas por um cordão do varal da área da residência, em Três Passos, no noroeste do Estado. Eles viveram momentos de pânico na madrugada de ontem, no bairro Isabel.

Como teme temporais, o marido Hardi, 42 anos, acordou-se com o barulho do vento. Pressentindo o pior, ele chamou a mulher e o filho para um cantinho da área, onde se sente seguro. Mal alertou a família, o vento começou a destruir a casa. Ao tentar se refugiar, Marlene foi atingida por um pedaço do forro de madeira e teve cortes na cabeça. O restante do forro só não caiu sobre eles porque o varal segurou.

– A gente só escutava o estouro, o barulho das coisas voando– disse Wiedtheuper, que trabalha na desossa de um frigorífico e teve de faltar ao serviço ontem, como muitos moradores de Três Passos.

A moradia de madeira que tinha três quartos, sala, cozinha e banheiro virou uma peça só, sem cobertura. As divisórias foram derrubadas, assim como três janelas e os móveis. O relógio de parede tombou e parou na hora do temporal, às 2h21min.

De acordo com o prefeito Cleri Camilotti, 18 mil pessoas foram atingidas pelo vendaval, que danificou 70% das casas da cidade. Há 50 desabrigados e 180 desalojados. As aulas nas escolas municipais estão suspensas até hoje. A cidade estava parcialmente sem luz, sem água e telefone ontem.

Os estragos pelo Estado

Municípios foram atingidos entre o final da noite de domingo e a madrugada de ontem

- Bagé – Dez casas ficaram parcialmente destelhadas e árvores caíram com o temporal. Um lava-carros teve o telhado arrancado pelo vento, com rajadas que chegaram aos 115,5 km/h. As telhas voaram para cima de um estacionamento ao lado, danificando automóveis.

- Carazinho – Pelo menos 35 casas foram parcialmente destelhadas. A força do vento derrubou postes e árvores. Por causa dos danos à rede de energia elétrica, moradores ficaram sem luz durante toda a segunda-feira.

- Ibirubá – Segundo a Defesa Civil do município, ocorreram 35 destelhamentos e 30 árvores foram quebradas ou arrancadas. Um dos locais mais atingidos foi a Praça General Osório. Foram distribuídos 600 metros quadrados de lona preta e telhas. O prefeito Carlos Jandrey decretou situação de emergência.

- Rio Grande – Pontos da cidade ficaram sem energia elétrica: segundo a CEEE, 23 mil clientes foram atingidos. A área mais afetada foi o Distrito Industrial, onde um condutor de alta-tensão se rompeu. Foram 12 horas no escuro. É nesse ponto onde ficam empresas como a Quip, que constrói a plataforma P-55. O serviço foi normalizado no final da manhã de ontem. Segundo a Praticagem da Barra, empresa controladora da entrada e saída de embarcações do porto, os ventos chegaram a 90 km/h.

- Santana do Livramento – Três árvores foram derrubadas na rodovia Livramento-Rosário do Sul (BR-158) pelos ventos de 72 km/h. A PRF desobstruiu a via em menos de uma hora. No Centro, os bombeiros atenderam a ocorrências de galhos de árvores em vias públicas.

A previsão

- Hoje – Ainda há risco de temporais, especialmente no Noroeste e no Norte, onde as rajadas podem chegar a 80 km/h. Nessas regiões, o volume de chuva pode alcançar 50 milímetros. Só não há previsão de chuva para a Região Sul. A nebulosidade deve predominar em todo o Estado. A temperatura deve oscilar entre 13°C e 28°C.

- Amanhã – A frente fria se afasta, mas a instabilidade permanece sobre o Estado. Há chance de chuva fraca nas regiões Leste e Nordeste. Nas demais áreas, a nebulosidade diminuiu e o sol pode aparecer. A temperatura varia de 12°C a 30°C.

- Quinta-feira – O tempo deve ficar abafado, com nebulosidade e sol entre nuvens, na maior parte do Estado. Há chance de pancadas no Norte, especialmente no final do dia. A temperatura oscila de 17°C a 29°C.

- Sexta-feira – O sol e o calor devem predominar. Há risco de pancadas isoladas no Litoral Norte, próximo da divisa com Santa Catarina. A temperatura varia de 18°C a 30°C na maior parte do Estado.

fonte zero hora.

sábado, 20 de março de 2010

JUDICIÁRIO E LIONS TEM PROJETO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM JAGUARI.

A Comarca de Jaguari e o Lions Clube local promovem o Projeto Acreditando no Futuro – SER (Sentir, Educar e Realizar). A iniciativa atenderá 100 crianças, entre sete e 11 anos, e 50 adolescentes, entre 12 e 17 anos, provenientes de dois bairros carentes do município. Eles foram selecionados pelo critério de vulnerabilidade social e familiar.

Serão oferecidas às crianças, em turno oposto ao escolar, aulas de música, teatro e esporte, além de palestras e apoio psicológico para as famílias. As aulas ocorrerão na escola. Já aos adolescentes, serão oferecidos cursos técnicos, promovidos pela Emater. O objetivo é desenvolver diversas atividades de fomento da cidadania, com ações envolvendo a família e a comunidade para a prevenção ao uso de drogas e álcool.

De acordo com o Juiz Gildo Meneghello Junior, da Comarca de Jaguari, “a iniciativa e desenvolvimento do projeto partiu do próprio Lions Clube de Jaguari e conta com a parceria do Poder Judiciário no âmbito de sua atuação junto à Infância e Juventude. O projeto será executado pelo clube e envolverá a comunidade como um todo, vez que há outras instituições envolvidas (Município de Jaguari, Emater, Conselho Tutelar, Universidade Regional Integrada entre outros), e prevê ações de saúde, educação e desporto em busca da construção de um novo conceito de cidadania e integração social, atingindo não apenas o universo - inicialmente definido como de 150 crianças e adolescentes - mas também as respectivas famílias”.

Ele destaca que “buscou-se arregimentar as forças vivas da comunidade a partir das necessidades e peculiaridades locais no que tange ao enfrentamento das chagas sociais das drogas e do álcool”. Para o magistrado, o projeto é uma resposta social à problemática das drogas e do abuso do álcool entre crianças e adolescentes.

Como colaborar

A iniciativa utiliza recursos próprios do Lions Clube local, além de verbas do Estado do Rio Grande do Sul, COMDICA e do Fundo das Penas Pecuniárias da Comarca. Lançado em fevereiro deste ano, o projeto começa a ser executado a partir da segunda quinzena de março.

Interessados em contribuir com o projeto, devem acessar o site do Portal Social:(http://doacoes.portalsocial.org.br/Projetos/Projeto.aspx?IDProjeto=879).

BOM DIA E AS ULTIMAS...

O verão termina hoje as 14h32min, e começa a estação outono. A região esta na expectativa de chuva, para amenizar as perdas das lavouras.

As feiras de São Francisco de Assis ( FECASSIS ) e do Capão do Cipó ( EXPOCIPÓ ) serão realizadas na mesma data, de 03 a 06 de Junho. Faltou comunicação entre os organizadores, ou Capão do Cipó não deu muita importância a essa questão, visto que a FECASSIS estava com a data marcada desde o ano passado.

Falando em feira, em Agosto teremos a FECOAGRO de Jaguari. Também acontecerá o GRITO DO NATIVISMO edição 2010 que era para ter sido realizado no mês de Janeiro e o torneio Internacional de Bochas, modalidade trios.

Essa semana teremos a eleição no Cruzeiro Esporte Clube. Vamos explorar mais esse assunto durante a semana.

Bom final de semana a todos.

sexta-feira, 19 de março de 2010

INTERPOL COLOCA MALUF EM LISTA VERMELHA.

O nome do deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi incluído na difusão vermelha da Interpol - a polícia internacional que mantém representação em 181 países — a partir de solicitação dos Estados Unidos. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério Público Estadual de São Paulo. A defesa do ex-prefeito da capital paulista(1993-1996) declarou que já está providenciando ação específica para anular a medida, que classifica como "uma afronta ao Congresso brasileiro".

A difusão vermelha é o alerta máximo da Interpol e limita os deslocamentos do alvo. Se ingressar em território que integra a comunidade policial, Maluf pode ser imediatamente detido. Para derrubar essa restrição os advogados do ex-prefeito apresentaram em fevereiro medida que busca excluí-lo do índex da Organização Internacional de Polícia Criminal.

Maluf é acusado em ação da promotoria criminal dos Estados Unidos perante o Grande Júri de Nova York. Robert Morgenthau, promotor público norte-americano, o denunciou por suposta "conspiração com objetivo de roubar dinheiro da cidade de São Paulo a fim de possuir fundos no Brasil, Nova York e outros lugares, e ocultar dinheiro roubado".

O processo aponta Maluf como artífice de suposto esquema de superfaturamento de obras na Prefeitura da capital paulista. Ele nega categoricamente a prática de desvios em sua gestão.

Destaca que o Tribunal de Contas do Município aprovou todos os anos da administração, e afirma que nunca teve recursos no exterior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

JAGUARI EM FOCO.

A administração municipal de Jaguari esta investimento na locação de 400 horas de uma motoniveladora e dois caminhões caçamba. Esse maquinário irá ajudar na recuperação das estradas do interior do município. As heranças deixadas pela administração anterior, uma delas foi o total sucateamento do maquinário da prefeitura.
Também aproveitando o assunto Jaguari, esta na cidades das belezas naturais o pessoal do tribunal de contas do estado. Estão vistoriando as obras que foram inauguradas pela administração passada sem terem concluídas. Entre elas a do ginásio de esportes da vila Consolata.

MATOU A IRMÃ PARA COMPRAR CRACK.

O jovem de 21 anos que confessou ter matado a irmã de 28, em Gramado, mudou a versão sobre o crime nesta terça-feira. Ele havia alegado legítima defesa para assassinar a vítima a socos e por asfixia. Agora, admitiu que é viciado em crack e que a matou por dinheiro, segundo o delegado responsável pelo caso, Gustavo Barcellos. O rapaz enterrou o corpo no pátio da casa onde ambos viviam.

A mudança no discurso retardou a ida do jovem para o Presídio Industrial de Caxias do Sul. Ele segue na Delegacia de Gramado. A Polícia ainda vai aproveitar para levar a namorada do suspeito para a Fase do município. Hoje, o rapaz contou que a namorada o ajudou no crime, aumentando o volume do rádio para os vizinhos não escutarem os gritos da vítima.

Segundo o policial, o inquérito vai acrescentar motivo torpe ao crime de homicídio, já que ele admitiu ter matado por dinheiro. A jovem havia sido liberada pelo Conselho Tutetar, mas o delegado vai pedir que fique internada na Fase, em Caxias do Sul. "Ele também contou que fazia alguns dias que a namorada pedia para ele matar a irmã”, completou.

O delegado disse ainda que na casa onde aconteceu o crime moravam somente os irmãos e a adolescente, de 15 anos, que está grávida. A vítima e o assassino confesso eram irmãos apenas por parte de mãe. Quem informou a polícia do crime foram os vizinhos, que ouviram a briga e depois viram o jovem cavando no jardim.


Fonte: Correio do Povo

terça-feira, 16 de março de 2010

TEATRO EM SANTIAGO.

Espetáculo que funde diferentes artes começa hoje turnê por Rosário do Sul, Santa Maria e Santiago Ele não segue um roteiro, não conta uma história e não tem uma ordem cronológica. Mesmo assim, reúne diversas áreas da arte. O espetáculo Por Você, que será apresentado esta semana em Rosário do Sul, Santa Maria e Santiago, é uma mistura de um pouco de dança, música, dramaturgia, arte circense e efeitos multimídia, que prometem agradar a todos os públicos.

Para apresentar essa reunião de tantas formas de arte ao público, a Troupe Xipô, de Montenegro, conta com artistas que também dominam diferentes formas de expressão artística. No grupo, formado por sete pessoas, há atores, bailarinos e artistas circenses. Cada um dentro de suas especificidades, trabalha e dá sua contribuição para encantar o público a sua maneira.

– Por Você poderia ser definido como um sonho. Ele tem magia, ilusionismo, encanto. Ele tenta retratar o lado lúdico do amor e, para dizer isso, usa bailarinas, palhaços, músicos num mesmo palco. Junto a isso, ele também é multimídia porque usamos datashow para dar efeitos como luz, sombra e projeção – explica Suzana Schoellkopf, que é uma das criadoras, diretoras e bailarinas do espetáculo.

Por tratar do tema amor usando a beleza de diferentes formas artísticas, Por Você também abrange um público diverso, de crianças até idosos. Desde que foi montado, em 2007, o espetáculo já fez apresentações, inclusive, para escolas de Educação Infantil em várias cidades.

– É uma apresentação para a família toda. Crianças de 2 anos até idosos gostam de ver. Para quem é adulto, a peça remete à infância porque mostra essa parte lúdica do amor. Para a criança, a peça também é bastante contemporânea porque trabalha com magia, com ilusionismo, com circo – diz Suzana.

O espetáculo Por Você marca o reinício do Projeto Lâmpada Mágica em 2010 com o patrocínio da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia. Na região, as apresentações começam hoje por Rosário do Sul. Amanhã será a vez de Santa Maria, e sexta-feira, de Santiago. Na quinta, a peça também será encenada em Itaqui.

Oficinas – Além de mostrar a peça Por Você nos palcos de teatros e auditórios, a Troupe Xipô também fará a oficina Teatro e Circo com Qualquer Coisa nas cidades em que passará. As aulas serão durante à tarde, das 15h às 17h, e vão ser ministradas por Marcos Guarani, que integra a Xipô, e é formado em teatro.

A oficina oferece 20 vagas para jovens a partir de 14 anos. O único pré-requisito é utilizar roupas confortáveis, ter disponibilidade para movimentar-se e disciplina. Em Rosário do Sul, a oficina será no salão de eventos da Secretaria de Educação. Em Santa Maria, ela ocorre na Casa de Cultura e, em Santiago, no Centro Cultural.

Para o público, a oficina é uma oportunidade de, além de apreciar teatro, conhecer uma pouco da técnica e da emoção que compõem essa arte.

fernanda.mallmann@diariosm.com.br

RS REGISTRA TEMPERATURAS BAIXAS.

O Rio Grande do Sul registrou baixas temperaturas na madrugada de hoje, com mínima de 9,2°C em Jaguarão, por volta das 4h. A massa de ar frio e seco inibe a formação de nuvens e deixa o tempo estável no Estado. No Chuí, os termômetros marcaram 10,4°C e em Bagé, 10,5°C.

Em Porto Alegre, a terça-feira também começou fria, com mínima de 15°C, mas o sol aparece pela manhã e à tarde a temperatura deve atingir 25°C.

Chuva deve retornar ao Estado na sexta-feira

O tempo continuará ensolarado na quinta-feira, que deve ser o dia mais quente da semana, com temperaturas máximas de 32ºC nas regiões Oeste e Central, e mínimas de 11ºC na Serra. A má notícia é que o clima ensolarado não resistirá até o final de semana.

Na sexta-feira, devido à aproximação de uma nova frente fria, a chuva deve retornar ao Estado. Há risco de chuva forte e temporais no Oeste e no Sul, e as temperaturas devem oscilar entre 15ºC e 28ºC. O tempo instável deve continuar no sábado, quando começa oficialmente o outono.

A previsão é de tempo instável e pancadas de chuva, especialmente no Oeste e no Norte. Para quem planeja um passeio ao ar livre, melhor programar para domingo, quando o sol deve retornar, apesar de ainda haver risco de pancadas isoladas.

Próximos dias

Quarta-feira: O ar frio ainda predomina durante a manhã, mas a massa de ar polar perde a intensidade. A temperatura mínima deve ficar em torno de 10ºC, em Bom Jesus, no início da manhã, e 17ºC em Porto Alegre. O sol continua em todo o Estado, elevando as temperaturas à tarde.

Quinta-feira: Deve ser o dia mais quente da semana, com temperaturas máximas acima dos 30ºC na maior parte do Estado. Na serra, a temperatura fica entre 11ºC e 25ºC. A máxima no Estado deve chegar a 32ºC, nas regiões Oeste e Central.

Sexta-feira: A chuva retorna ao Estado, com risco de chuva forte no Oeste e no Sul. Em Porto Alegre, a temperatura deve ficar entre 23ºC e 26°C . Na serra, a mínima chega a 15ºC.



ZEROHORA.COM

domingo, 14 de março de 2010

RIGOTTO SOFRE ACIDENTE.

O ex-governador Germano Rigotto (PMDB) escapou ileso de um acidente de trânsito às 14h deste domingo, em Bom Princípio. Rigotto conduzia uma caminhonete na RS-122 quando perdeu o controle do veículo em uma reta no KM-33, no bairro Piedade. Ele bateu a caminhonete em uma pedra e, em seguida, atingiu uma árvore. O veículo tombou na pista.

Moradores das proximidades ouviram o estrondo e telefonaram para o Grupo Rodoviário de Bom Princípio. Quando os patrulheiros chegaram no local do acidente, encontraram Rigotto fora da caminhonete. O ex-governador havia participado de uma rústica em Porto Alegre e pretendia almoçar em Caxias do Sul.

O acidente aconteceu quando uma das rodas da caminhonete passou sobre um desnível entre a pista e o acostamento. Sem controle, o veículo foi projetado para fora da rodovia e bateu em uma pedra. Segundo Rigotto, a caminhonete só parou ao colidir em um árvore. Após o registro da ocorrência, Rigotto voltou para Caxias na companhia de familiares.

— Machuquei apenas os dedos quando tentei abrir a porta traseira para sair. O cinto de segurança me salvou — diz Rigotto.

FONTE ZERO HORA ON LINE.

CHEGA DE FINGIMENTO.

Só a Justiça Eleitoral não acha que a campanha já começou, embora a lei diga que os candidatos só podem pedir votos a partir de julho, depois de passarem pelas convenções. Estão todos em campanha, principalmente os que ocupam cargos públicos. Os disfarces variam de partido para partido, mas o arsenal de máscaras é extenso: inauguração, lançamento de pedra fundamental, assinatura de ordem de serviço, vistoria, visita a festas populares, protagonismo nos programas em rede de rádio e TV a chamada propaganda partidária gratuita , outdoors a pretexto de homenagem, cartazes de divulgação de outras atividades, viagens para discussão do programa de governo.

O fingimento começa pelo presidente Lula, que anda para cima e para baixo com a ministra Dilma Rousseff, dizendo às plateias que ela é a mãe do PAC, a responsável pelos programas mais populares do governo, a gestora competente. Em outras palavras, que Dilma é a ungida por ele para ser sua sucessora. Ontem, na inauguração de um complexo esportivo na favela da Rocinha, Lula, Dilma e o governador Sérgio Cabral, candidato à reeleição, adotaram o comportamento de palanque. Lula e Cabral fizeram levantamento de peso e, afinados, discursaram contra os adversários do governador. O presidente calçou as luvas para brincar de boxeador com um menino. Dilma fingiu treinar tiro com arco. Cada encenação é um flash.

Não é muito diferente o comportamento do principal adversário de Dilma, o governador José Serra, fazendo propaganda do governo de São Paulo em cinemas de outros Estados ou dizendo na Festa da Uva que não fala sobre eleição porque estava em Caxias “na condição de governador”. É de se perguntar quantas vezes Serra já esteve na festa como governador ou que outros governadores vieram a Caxias provar as delícias da serra gaúcha.


Esta postagem foi tirada do blog da Rosane Oliveira da Zero Hora. Estamos em plena campanha eleitoral.

Boi lerdo toma água suja.

sábado, 13 de março de 2010

REDE VIVO ABRIRÁ SEU MAIOR SUPERMERCADO.

A Rede Vivo, de Santa Maria, abrirá seu maior supermercado até julho, em Uruguaiana. O grupo é a sexta maior rede de mercados do Estado, com 22 lojas e 1,6 mil funcionários.

O projeto de Uruguaiana é audacioso, com investimento milionário. A loja terá 3 mil a 3,5 mil metros quadrados de área de venda, em um prédio alugado de uma antiga distribuidora de bebidas. Para você ter uma ideia, o Carrefour de Santa Maria tem área de venda de 4,3 mil metros quadrados.

A Rede Vivo já começou a reformar o prédio em Uruguaiana. Quando inaugurar, deve empregar de cem a 150 pessoas. O mercado será maior até que o súper aberto em janeiro, em Santa Cruz do Sul, que tem 2,7 mil metros quadrados.

Para Luiz Brandão, da Rede Vivo, 2010 será um marco para o grupo, que passou a ter mercados de grande porte.

LANÇADA 2ª EXPOCIPÓ.

Sandro Cardinal, Froner, Chicão, Ana Paula e Alcides Meneguini
Taís, Adriana Weidmamm e Ana Paula Billo.

Presidente de Honra, Prefeito Froner e Alcides Meneguine Presidente.


Aconteceu ontem a noite na Câmara Municipal de Capão do Cipó, o lançamento oficial da 2ª EXPOCIPÓ. Um grande número de autoridades da nossa região prestigiaram esse lançamento.
O presidente da feira Sr. Alcides Meneguini no uso da palavra, ressaltou da importância para o desenvolvimento do município a realização dessa segunda edição. Disse que um município jovem, e com uma realização de um evento dessa magnitude, vem certificar de que estamos no caminho certo. Parabéns a toda comunidade do Cipó.

ESCOLA TÉCNICA PARA SANTIAGO.

Ruivo, Sec. Eliezer Pacheco, João Mário, Reitor Caio e Dep. Maria do Rosário.
Uma grande comitiva de Santiago, encabeçada pelo Prefeito Júlio Ruivo estiveram ontem no Campus Avançado Jaguari para entregar nas mãos do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, ELIEZER MOREIRA PACHECO, o projeto da Escola Técnica Federal para Santiago. Esse novo projeto bem mais moderno, com a mobilização de todas lideranças politicas de Santiago, com o apoio de Deputados Federais ( ontem o prefeito Ruivo ganhou mais uma aliada nessa luta, a Dep. Maria do Rosário) Santiago tem condições de em pouco tempo também estar desfrutando de uma Escola Técnica Federal.

sexta-feira, 12 de março de 2010

CAMPANHA DE DESARMAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL.

A Polícia Federal estará presente no município de Santiago/RS nos dias 22
e 23 de março para realizar a entrega dos registros referente à
documentação que foi encaminhada diretamente neste município através da
CARAVANA SINARM ITINERANTE, no ano passado. Aproveitando a oportunidade,
entregará também registros prontos referentes à documentação entregue
diretamente na Delegacia de Polícia Federal em São Borja, e neste caso,
solicitamos que os interessados entrem em contato através do telefone
(55) 3430-9000 para confirmar se seu registro realmente está pronto.

A ação tem o apoio da Prefeitura de Santiago que disponibilizará as
instalações para que os policiais federais e demais servidores efetuem a
entrega dos registros, bem como ainda estarão recebendo armas de fogo de
quem não registrou a arma que esteja em seu poder até o dia 31/12/2009.
Esclarecemos que quem não registrou a arma de fogo que esteja em seu
poder até o dia 31/12/2009, poderá ser preso em flagrante delito pela
prática de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento – Lei n
10.826/03, e neste sentido, orientamos que quem não efetuou tal
regularização, procure nossa equipe para entrega da arma clandestina.

Os proprietários das armas de fogo que encaminharam a documentação para
regularização e interessados em retirar seu registro, deverão comparecer
PESSOALMENTE munidos da CARTEIRA DE IDENTIDADE original. Em caso de
terceiros, estes deverão apresentar procuração especifica para a retirada
do registro da arma de fogo.

O atendimento no município será unicamente para entrega dos registros e
recolhimento de armas na campanha do desarmamento, não sendo possível o
requerimento de novos registros, transferências e/ou aquisições de arma
de fogo.

Em hipótese alguma a arma de fogo deverá ser levada ao local, sob pena do
condutor responder por crime de porte ilegal de arma de fogo. Aqueles que
optarem por entregar a arma na campanha de desarmamento deverão
previamente solicitar à PF a guia de trânsito para o deslocamento até o
local ou imprimi-la no site www.dpf.gov.br.

Entrega de Registro de Arma de Fogo Campanha do Desarmamento em Santiago
Local: Centro Cultura na Rua Pinheiro Machado nº 2291 – Centro – 1º Andar
Data: 22 e 23 de março de 2010
Horário: Das 09h às 12h e das 13h às 18h

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA.

Hoje apartir das 17 h o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, ELIEZER MOREIRA PACHECO, e da Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, DEP. MARIA DO ROSÁRIO, estarão visitando as obras do Campus Avançado Jaguari. E apartir das 19 h estarão inaugurando o Centro de Informática e Salas de Aulas, no Campus São Vicente do Sul.

quinta-feira, 11 de março de 2010

FOLHA EM DESTAQUE..

Estamos encerrando mais uma edição do jornal A Folha, amanhã cedinho estará circulando com muitas informações de Santiago e região. Aguardem.
Dia 23 de Abril acontece o FOLHA EM DESTAQUE no Clube União Santiaguense, uma grande festa para premiar os homenageados desse ano. Agora falando em prêmio, como tem esses fantasmas que aparecem uma vez por ano para realizarem tal premiação. Muitos vem de longe para arrecadar e depois somem. Outros da cidade só aparecem a cada doze meses, se dizem da imprensa e depois também desaparecem.
Mas a realidade prevalece sobre os fantasminhas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

SANTIAGO SEM FUTSAL.

Filipe Pinto, presidente da URI Santiago, anunciou ontem que a equipe não disputará o campeonato de futsal série ouro desse ano. Segundo Filipe, o motivo principal é a falta de apoio por parte de empresas de Santiago. A URI Santiago não renovou o patrocínio com a equipe. Outro motivo foi as fracas arrecadações dos jogos em Santiago no ano passado. Se a torcida não comparece, daí fica difícil de fazer futebol em Santiago.
Falando em futebol, dia 25 de Março teremos eleição para presidente no Cruzeiro Esporte Clube. O edital deverá ser divulgado nos próximos dias. O presidente Chicão nem cogita a hipótese de continuar, pois tem uma campanha eleitoral pela frente. O próximo presidente terá um trabalho árduo pela frente, que é reestruturar a Copa Santiago. Senão...

terça-feira, 9 de março de 2010

DURANTE CAMPANHA, DILMA RECEBERÁ SALÁRIO DO PT.

Depois que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deixar o cargo para se tornar a candidata oficial do PT à Presidência - o que deve ocorrer até dia 30 -, seu salário passará a ser pago pelo partido, que deve alugar ainda dois imóveis para e O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, confirmou a informação, mas disse que o valor da remuneração ainda não foi definido. Contudo, o salário deve ficar próximo dos cerca de 10.700 reais que Dilma ganha como ministra. Seu cargo no governo deve ficar com a secretária-executiva Erenice Guerra.

O partido ainda deve alugar um escritório e uma casa em uma área nobre de Brasília para Dilma que, ao sair do ministério deverá deixar também a casa do governo onde mora atualmente. Para disputar as eleições, a ministra também deve deixar o cargo que ocupa no conselho de administração da Petrobras.

Não é a primeira vez que o PT paga salários aos candidatos do partido. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também recebeu remuneração durante as eleições que concorreu. O valor pago aos que se dedicam em tempo integral à campanha é de cerca de 10.000 reais.
VEJA ON LINE.

AS SUJEIRAS DA TRITÍCOLA.

Ontem um ex-conselheiro da antiga diretoria da Cooperativa Tritícola, me falou de algumas atitudes da administração passada, que como ele mesmo fala e caso de Policia Federal. O conselheiro inclusive esta com ação contra antigo funcionário, a quem emprestou 500 sacos de soja em 2004, e até agora nada de receber. Também me comentou de uma operação da direção na venda de 35.000 sacos de soja para uma importadora de grãos, e que poucos dias depois a mesma decretou falência. Fora isso, de associados agiotas que ficavam na porta da Cooperativa para explorar os sócios e até mesmo a própria Cooperativa.
São algumas ações que aos poucos começarão vir a tona.

CAIXA CASSOU CONCESSÃO DE LOTÉRICA.

A Caixa Econômica Federal cassou a concessão da Lotérica Esquina da Sorte, de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, que não validou uma aposta milionária da Mega Sena, no final do mês passado.

Com a decisão, a agência não poderá ser reaberta. O advogado da empresa, Marcelo Dias, informou que já foi notificado pela Caixa da decisão administrativa e que pretende recorrer à Justiça para revertê-la.

A assessoria da Caixa, no entanto, não confirmou a informação e destacou que apenas nesta terça-feira irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto.

Um grupo de 40 moradores de Novo Hamburgo alega que venceu o grande prêmio de R$ 53 milhões sorteado pela Mega Sena no dia 20 de fevereiro. Eles apostaram em um bolão na lotérica Esquina da Sorte, localizada no centro do município gaúcho, entre as ruas Júlio de Castilhos e Bento Gonçalves. Receberam como comprovação do jogo um folha com oito números, seis deles os mesmos sorteados pela CEF.

O banco alega, no entanto, que a aposta não foi feita. Após o episódio, a CEF suspendeu as atividades da lotérica.

No dia 25 de fevereiro, em depoimento ao delegado responsável pelo caso, a funcionária da lotérica Diane Samar da Silva, 21 anos confessou ter esquecido de validar a aposta premiada. Porém, apesar da declaração de Diane, o delegado garantiu que segue trabalhando com a hipótese de estelionato.

O grupo de apostadores entrou na Justiça para garantir o acesso ao prêmio.
ZERO HORA.

segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHER.

Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!

sábado, 6 de março de 2010

1.321 CASOS DE DENGUE NO RS.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que o Rio Grande do Sul tem um total de 1.321 notificações de casos de dengue até este sábado. Ijuí e Santa Rosa continuam apresentando o maior número de registros - Ijuí: 1.142 e Santa Rosa: 34. Santiago conta com 4 casos de suspeita da dengue.

FALTA AGUA NA CIDADE.

O rompimento do cano da rede geral da Corsan no bairro Vila Nova, próximo ao posto Damian deixou a cidade sem água. A previsão e que até o final da tarde seja normalizada essa situação.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A.

A partir de segunda-feira até o dia 19 de março, profissionais da saúde e indígenas serão imunizados contra a Gripe A. Esta é a primeira das cinco etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1, que ocorrerão simultaneamente em todos os municípios do Brasil.

O Estado recebeu cerca de 170 mil doses da vacina para esta primeira etapa, 30 mil somente para Porto Alegre. O governo estima que sejam vacinados 127 mil trabalhadores da saúde e 20 mil indígenas.
A próxima etapa inicia no dia 22 de março. A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. No Brasil, a vacinação foi ampliada para outros três grupos: crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
FONTE ZERO HORA.

REVELADO ESQUEMA DO PT NA BANCOOP.

Depois de quase três anos de investigação, o Ministério Público de São Paulo finalmente conseguiu pôr as mãos na caixa-preta que promete desvendar um dos mais espantosos esquemas de desvio de dinheiro perpetrados pelo núcleo duro do Partido dos Trabalhadores: o esquema Bancoop. Desde 2005, a sigla para Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo virou um pesadelo para milhares de associados. Criada com a promessa de entregar imóveis 40% mais baratos que os de mercado, ela deixou, no lugar dos apartamentos, um rastro de escombros. Pelo menos 400 famílias movem processos contra a cooperativa, alegando que, mesmo tendo quitado o valor integral dos imóveis, não só deixaram de recebê-los como passaram a ver as prestações se multiplicar a ponto de levá-las à ruína. Agora, começa-se a entender por quê.

Na semana passada, chegaram às mãos do promotor José Carlos Blat mais de 8.000 páginas de registros de transações bancárias realizadas pela Bancoop entre 2001 e 2008. O que elas revelam é que, nas mãos de dirigentes petistas, a cooperativa se transformou num manancial de dinheiro destinado a encher os bolsos de seus diretores e a abastecer campanhas eleitorais do partido. "A Bancoop é hoje uma organização criminosa cuja função principal é captar recursos para o caixa dois do PT e que ajudou a financiar inclusive a campanha de Lula à Presidência em 2002." Na sexta-feira, o promotor pediu à Justiça o bloqueio das contas da Bancoop e a quebra de sigilo bancário daquele que ele considera ser o principal responsável pelo esquema de desvio de dinheiro da cooperativa, seu ex-diretor financeiro e ex-presidente João Vaccari Neto. Vaccari acaba de ser nomeado o novo tesoureiro do PT e, como tal, deve cuidar das finanças da campanha eleitoral de Dilma Rousseff à Presidência.

Um dos dados mais estarrecedores que emergem dos extratos bancários analisados pelo MP é o milionário volume de saques em dinheiro feitos por meio de cheques emitidos pela Bancoop para ela mesma ou para seu banco: 31 milhões de reais só na pequena amostragem analisada. O uso de cheques como esses é uma estratégia comum nos casos em que não se quer revelar o destino do dinheiro. Até agora, o MP conseguiu esquadrinhar um terço das ordens de pagamento do lote de trinta volumes recebidos. Metade desses documentos obedecia ao padrão destinado a permitir saques anônimos. Já outros cheques encontrados, totalizando 10 milhões de reais e compreendidos no período de 2003 a 2005, tiveram destino bem explícito: o bolso de quatro dirigentes da cooperativa, o ex-presidente Luiz Eduardo Malheiro e os ex-diretores Alessandro Robson Bernardino, Marcelo Rinaldo e Tomas Edson Botelho Fraga – os três primeiros mortos em um acidente de carro em 2004 em Petrolina (PE).

Eles eram donos da Germany Empreiteira, cujo único cliente conhecido era a própria Bancoop. Segundo o engenheiro Ricardo Luiz do Carmo, que foi responsável por todas as construções da cooperativa, as notas emitidas pela Germany para a Bancoop eram superfaturadas em 20%. A favor da empreiteira, no entanto, pode-se dizer que ela ao menos existia de fato. De acordo com a mesma testemunha, não era o caso da empresa de "consultoria contábil" Mizu, por exemplo, pertencente aos mesmos dirigentes da Bancoop e em cuja contabilidade o MP encontrou, até o momento, seis saídas de dinheiro referentes ao ano de 2002 com a rubrica "doação PT", no valor total de 43 200 reais. Até setembro do ano passado, a lei não autorizava cooperativas a fazer doações eleitorais. Os depoimentos colhidos pelo MP indicam que o esquema de desvio de dinheiro da Bancoop obedeceu a uma trajetória que já se tornou um clássico petista. Começou para abastecer campanhas eleitorais do partido e acabou servindo para atender a interesses particulares de petistas.

'Cozinha' - Outro frequente agraciado com cheques da Bancoop tornou-se nacionalmente conhecido na esteira de um dos últimos escândalos que envolveram o partido. Freud "Aloprado" Godoy – ex-segurança das campanhas do presidente Lula, homem "da cozinha" do PT e um dos pivôs do caso da compra do falso dossiê contra tucanos na campanha de 2006 – recebeu, por meio da empresa que dirigia até o ano passado, onze cheques totalizando 1,5 milhão de reais, datados entre 2005 e 2006. Nesse período, a Caso Sistemas de Segurança, nome da sua empresa, funcionava no número 89 da Rua Alberto Frediani, em Santana do Parnaíba, segundo registro da Junta Comercial. Vizinhos dizem que, além da placa com o nome da firma, nada indicava que houvesse qualquer atividade por lá. O único funcionário visível da Caso era um rapaz que vinha semanalmente recolher as correspondências num carro popular azul. Hoje, a Caso se transferiu para uma casa no município de Santo André, na região do ABC.

Depoimentos colhidos pelo MP ao longo dos últimos dois anos já atestavam que o dinheiro da Bancoop havia servido para abastecer a campanha petista de 2002 que levou Lula à Presidência da República. VEJA ouviu uma das testemunhas, Andy Roberto, que trabalhou como segurança da Bancoop e de Luiz Malheiro entre 2001 e 2005. Em depoimento ao MP, Roberto afirmou que Malheiro, o ex-presidente morto da Bancoop, entregava envelopes de dinheiro diretamente a Vaccari, então presidente do Sindicato dos Bancários e indicado como o responsável pelo recolhimento da caixinha de campanha de Lula. Em entrevista a VEJA, Roberto não repetiu a afirmação categoricamente, mas disse estar convicto de que isso ocorria e relatou como, mesmo depois da eleição de Lula, entre 2003 e 2004, quantias semanais de dinheiro continuaram saindo de uma agência Bradesco do Viaduto do Chá, centro de São Paulo, supostamente para o Sindicato dos Bancários, então presidido por Vaccari. "A gente ia no banco e buscava pacotes, duas pessoas escoltando uma terceira." Os pacotes, afirmou, eram entregues à secretária de Luiz Malheiro, que os entregava ao chefe. "Quando essas operações aconteciam, com certeza, em algum horário daquele dia, o Malheiro ia até o Sindicato dos Bancários. Ou, então, se encontrava com o Vaccari em algum lugar."
FONTE VEJA ON LINE.

sexta-feira, 5 de março de 2010

INGRESSOS PARA INTER E CERRO DEVEM SER RETIRADOS SOMENTE COM CPF.

Medida é para coibir a compra de entradas por cambistas
Os torcedores do Inter que já adquiriram os ingressos para o jogo contra o Cerrro-URU precisam ficar alertas. Para retirar as entradas será necessário apresentar o comprovante do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A informação e o esclarecimento foi repassado pelo vice-presidente de Administração do clube, Décio Hartmann, em entrevista ao programa Ganhando o Jogo, da Rádio Guaíba. Pelo menos 500 bilhetes para o jogo no dia 18, pela Copa Libertadores, já foram comercializados até a manhã desta sexta-feira pela internet.

"Para ajudar o torcedor que já comprou os ingressos, possivelmente vamos ter alguns dirigentes em Santana do Livramento que deverão resolver casos isolados. Um exemplo é para aqueles que adquiriram as entradas com o cartão de crédito de outras pessoas, já só será permitida com o comprovante do CPF", afirmou Hartmann.

Segundo o dirigente, a medida é para coibir a ação de cambistas. Hartmann se desculpou no programa, porque o site oficial do clube não informou em nota que era necessário retirar as entradas com o CPF e pela própria pessoa. "Iremos tomar providências imediatamente depois desta conversa e queria pedir desculpas ao torcedor", disse Hartmann.

Comunicado do site do Inter:

"Torcedor colorado:

Informamos que, por decisão da empresa administradora que comprou o jogo entre Cerro do Uruguai e Inter, em Rivera, pela terceira rodada da Libertadores da América, não haverá carga de ingressos em Porto Alegre para venda nas bilheterias. Por este motivo e para maior comodidade, você pode comprar pela internet e retirar seu ingresso em Rivera. Para a compra online, clique aqui.

Cada torcedor (identificado por CPF) pode realizar apenas uma compra e no máximo 10 ingressos.

O pagamento pode ser feito apenas por cartão de débito BANRICOMPRAS ou VISA ELECTRON (Cartões Bradesco). Os responsáveis por este jogo não permitiram a comercialização por cartão de crédito.

A taxa de conveniência é de R$ 4 por ingresso.

Os organizadores estão conveniando estabelecimentos da região para efetuar a troca do comprovante de compra pelo ingresso. A lista de locais será divulgada no site oficial do Internacional na próxima semana".

Ouça o áudio: Décio Hartmann explica sobre a retirada dos ingressos

Fonte: Correio do Povo

MÔNICA LEAL E A EXPOCIPÓ.

Hoje pela manhã no Sindicato Rural de Santiago, aconteceu o encontro entre a secretária de Cultura Mônica Leal e a comissão organizadora da 2ª EXPOCIPÓ. Na pauta, a busca de apoio financeiro atravez do Estado para a realização da feira. A secretária sempre atenciosa e muito bem esclarecida, colocou-se a disposição da comissão para acompanhar os organizadores da feira em Porto Alegre. A feira ganhou uma aliada de peso na busca dos recursos.

quinta-feira, 4 de março de 2010

PONTE DO JACUÍ.

Governadora Yeda anuncia construção de ponte de aço sobre o rio Jacuí em Agudo. Com investimentos de R$ 39,9 milhões, a obra deve estar pronta dentro de seis meses. "Trata-se de tecnologia moderna, utilizada no mundo, que agora chega ao Rio Grande do Sul", disse Yeda.

BLOG DO PT.

Recebi e-mail do ex-Vereador e Presidente do Partido dos Trabalhadores de Santiago António Bueno, que a sigla acaba de lançar o seu blog. Para acessar www.ptsantiagors.blogspot.com. O blog conta com TV do PT e rádio do PT. Antonio Bueno esta começando um trabalho visando as eleições de 2010, e principalmente em 2012 quando vai buscar uma cadeira no legislativo santiaguense. Bom trabalho e sucesso.

quarta-feira, 3 de março de 2010

CRISE NA BRIGADA MILITAR.

Iniciada nos quartéis da Brigada Militar de Canoas e Novo Hamburgo, a pesquisa sobre o andamento da proposta salarial para os policiais militares gaúchos causa revolta em alguns batalhões. O Comando-Geral da corporação, a pedido do governo do Estado, quer a opinião dos policiais acerca das negociações da matriz salarial e contribuição previdenciária. Alguns policiais militares dizem estar sendo coagidos ao ter que responder os questionamentos, justificar as respostas e ainda ter que colocar a identificação, no caso o número da matrícula.

“E um método de tortura. Até coronel da corporação está sendo obrigado a responder aos questionamentos. Estamos sendo coagidos”, diz o soldado José Clemente Corrêa, do 1º Batalhão de Polícia de Fronteira, em Uruguaiana. A assessoria jurídica da Associação de Cabos e Soldados ameça ingressar na justiça contra a pesquisa. “Não somos contra pesquisas, mas sim contra a obrigatoriedade”, diz Leonel Lucas.

O Comandante-Geral da Brigada Militar garante que a pesquisa pretende avançar as negociações. “Não tem pressão. A orientação dada aos comandos é legítima, e os questionamentos não induzem as respostas”, garante o coronel João Carlos Trindade.
FONTE RADIO GUAIBA.

terça-feira, 2 de março de 2010

PARTIDA MANTIDA.

A partida entre Inter e Cerro, do Uruguai, pela Copa Libertadores, que será realizada em Rivera, não vai mudar de data. Havia a possibilidade do jogo passar do dia 18 para 24 de março. Em entrevista ao programa Ganhando o Jogo, da Rádio Guaíba, o vice-presidente de assuntos especializados, Roberto Siegmann, garantiu que tudo vai permanecer como no cronograma da Conmebol.

"Hoje pela manhã conversamos com a direção do Cerro e eles não concordaram com a troca das datas", disse o dirigente. Segundo Siegmann, a alteração do dia do confronto foi pedido pela emissora que detém os direitos de imagens da competição.
FONTE RADIO GAUIBA ON LINE

OS VISITANTES DA PESCARIA.

No sábado estiveram visitando o acampamento o Dr. Arno Varlei Berguer, o meu amigo e colorado Ronaldo. Os mesmos se deslocaram de Jaguari até o acampamento. Este sim é mantido em segredo de estado.

PESCARIA PERFEITA.











Essa pescaria foi de fundamento.Peixe bastante, cerveja e muita risada.
A equipe:
Dr. Olavo Martins, Dr. Sarturi, João Cardinal, Gustavo, Major Chaves, capitão Franco, Xará, Brandão e esse blogueiro.




COLORADOS INVADEM RIVEIRA.

O jogo do Internacional pela 3ª rodada da Taça Libertadores da América, que será realizado no estádio Atílio Paiva em Riveira, será invadida pela torcida colorada de Santiago e Jaguari. Dois onibus sairão de Santiago no dia 18 de Março. Maiores informação com o presidente da Nação Colorada pelo fone 3251- 2397 com Bruno.

HOMEM INCENDEIA INSS.

Um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revoltado por ter sido negada a continuidade do pagamento de um auxílio-doença, colocou fogo na sala de atendimento da agência em Cascavel, a cerca de 500 quilômetros de Curitiba, no oeste do Paraná. Havia cerca de 80 pessoas no local, entre funcionários e segurados, mas todos conseguiram sair sem que houvesse qualquer ferimento. O segurado que provocou o incêndio, Jacinto Kieds, de 54 anos, foi preso em flagrante.

Funcionário de uma empresa de telefonia celular, Kieds estava recebendo R$ 700,00 de auxílio-doença havia algum tempo, sob alegação de inflamação nas vértebras. No entanto, quando foi realizar nova perícia, o médico disse que já estava apto para o retorno ao trabalho. Ele não aceitou essa avaliação e disse que retornaria e, caso fosse negado novamente, o que aconteceu hoje, colocaria fogo no prédio.


"A doença dele não o incapacitava para os atos do trabalho e (o perito) não reconheceu o direito do afastamento para o trabalho. Ele ficou inconformado, ameaçou naquele dia que voltaria e que tomaria as providências dele", disse a gerente executiva do INSS em Cascavel, Cleonice Dariva, em entrevista à Rede Paranaense de Televisão.


No momento em que Kieds chegou à agência com dois galões de 20 litros contendo combustível também havia um caminhão que faz entrega de produtos de limpeza, o que facilitou sua entrada. Ao chegar na sala de atendimento, ele espalhou o combustível e colocou fogo. Foram queimados alguns documentos, equipamentos e móveis. O Corpo de Bombeiros precisou ser chamado para impedir que as chamas se espalhassem. O atendimento na terça-feira dependerá de a perícia técnica liberar o imóvel.
fonte ESTADÃO.COM.BR

segunda-feira, 1 de março de 2010

NELSON ABREU.

Dia 13 de Março no CTG Os Tropeiros, estará sendo realizado um jantar para arrecadar fundos para o Vereador Nelson Abreu. O valor do cartão R$ 15,00 por pessoa. Cardápio:Risoto, Galeto a vinagrete, Salada e Pão. Os ingressos estão a venda no CTG Os Tropeiros, Óptica Bella, Rádio Santiago e Rádio Verdes Pampas.
Vários músicos de Santiago e região estarão se apresentando nesse evento entre eles: Analise Severo, Ângelo Franco, Jean Kirchoff, Júlio Saldanha, Miguel Marques, Nenito Sarturi, Nilton Ferreira e o grupo Ronda Pampeana
. Nelson Abreu encontra-se em recuperação na cidade de Palmeira das Missões. Após o AVC que sofreu há mais de 90 dias, agora a comunidade se uni para arrecadar dinheiro para a continuidade do tratamento.
Parabéns ao Dr. Nenito Sarturi, um dos mentor desse belo exemplo de solidariedade. Tenho certeza que o CTG Os Tropeiros será pequeno para abrigar toda amizade de Nelson Abreu.

PARTIDO DOS TRABALHADORES.

Recebi convite do Sérgio Marion, para uma reunião amanhã as 14.30hs na sede do Partido dos Trabalhadores de Santiago, com a presença da Vereadora e Ex- Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Na pauta eleições 2010. E as 16.00h estará no bairro Jardim, ministrando uma palestra a comunidade com o tema " Violência Doméstica".
Serginho esta dado o recado. Com certeza estaremos fazendo a cobertura.
Da próxima vez me manda o nome da Vereadora.
Abração.

MONICA LEAL EM SANTIAGO.

Recebi um telefonema essa tarde do amigo Rafael Nemitz, onde me informou que a secretária Mônica Leal estará no município nesse final de semana. Segundo Rafael essa é a ultima visita como secretária, pois irá se licenciar para concorrer nas próximas eleições.

.DEPUTADO PIMENTA.

Recebi e-mail do meu querido amigo Tide Lima e também repasso o material. O Deputado Pimenta também não mediu esforço na liberação de verba para a região central, em virtudes das cheias e quedas de pontes na nossa região.
Apesar de partidos políticos diferente a nossa bancada esta muito bem representada na câmara dos deputados, sempre destinando verbas para os municipios.

600 MIL PARA SANTIAGO.

.
Após meses de negociações em Brasília, começa a dar resultado o trabalho do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e demais parlamentares da Bancada Gaúcha para viabilizar recursos para os municípios atingidos pelas fortes chuvas e vendavais que castigaram o Rio Grande do Sul entre setembro de 2009 e janeiro de 2010. O Ministério da Agricultura divulgou a segunda lista das localidades que receberão a verba emergencial.

De acordo com o deputado Heinze a administração de Santiago está entre as contempladas com o repasse de R$ 600.000,00. O empenho do recurso que será utilizado para aquisição de máquinas ou caminhões para recuperação de ruas e estradas municipais, deve ser publicado nos próximos dias. “Após sofrer com o excesso de chuvas e ventos, em breve a Santiago contará com mais maquinários para melhorar as condições de trafegabilidade das vias, principalmente as do interior do município. Com isso, todos os cidadãos serão beneficiados”, enfatiza Heinze

O deputado explica que a partilha do dinheiro levou em conta o tamanho do município e a quantidade dos prejuízos contabilizados. “Todos àqueles que decretaram situação de emergência e que foi homologada pelo governo do estado, vão receber ajuda da União. Estamos trabalhando incansavelmente junto aos ministérios para diminuir o sofrimento e o prejuízo dos gaúchos, além de ajudar os prefeitos”, ressalta.
Claudio Santa Catarina- Assessoria de Imprensa.