quinta-feira, 30 de setembro de 2010

HCS REALIZA SEMANA DE ENFERMAGEM E SIPAT.

O Hospital de Caridade de Santiago estará realizando nos dias 4,5,e 6 de Outubro a IX Semana de Enfermagem e IX SIPAT. Confira a programação:
Dia 04 de Outubro ( manhã )
Evento em frente ao HCS.
Verificação de pressão arterial e Glicemia capilar
Avaliação nutricional.

Dia 05 de Outubro. ( noite) Círculo Militar.
19h30min- Abertura do evento com a Fanfarra da 1ª Bda. C Mec.
19h45min- Composição da mesa e palestra com Drª Sônia Nicola: Saúde do homem e saúde da mulher.
20h50min- Intervalo
21h- Palestra com Dr. Disconzi: Qualidade de vida.
22h10min- Encerramento.

Dia 06 de Outubro ( Tarde ).
19h25min- Abertura e palestra com Srº Ruderson Mesquita: Qualidade no atendimento.
20h30min- Intervalo
20h50min- Palestra com Enfª Dolores Chagas: Álcool e droga.
21h50min- Encerramento.

Dia 10 de Outubro ( Tarde ).
Das 15h30min às 19h.
Evento na praça em frente a Prefeitura Municipal de Santiago.
Verificação de PA e Glicemia capilar;
Orientação nutricional;
Participação da CIPA, Cartão Pronto Saúde, Centro de Diálise, Assistente Social e Psicóloga;
Mateada com música ao vivo;
Divulgação de trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, dos alunos da Graduação e Cursos Técnicos de Enfermagem.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VIII SEMINARINHO DO TRÂNSITO DA URI.

A Escola de Educação Básica da URI realiza no Sábado e na Segunda-feira, uma vasta programação de orientação sobre o trânsito.

Sádado. 9h30min.
Educação Infantil Etapa I- Prof. Viviane e Daiane.
Apresentação do musical " Dirigindo o meu carro".
1ºAno- Prof. Litiane.
Entrega de materiais educativos para os moradores do bairro da escola ( Maria Alice Gomes ) destacando " Caminhada por um trânsito mais seguro".
2ºAno- Prof. Fernanda.
Palestrinha para os pais dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais, refletindo sobre " De filho para pai: dê preferência à vida.

Segunda-feira. das 13h30min às 17h.
Educação Infantil Etapa II- Prof. Roseli e Daiane.
Apresentação " Campeões no trânsito".
3º e 4 º ano- Prof. Cristhiane e Ana Clara.
Oficinas para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. " Gingana do trânsito"

Esta de parabéns a escola da URI por mais essa iniciativa desenvolvento esses projetos educacionais.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PROPAGANDA PARA SURDO.

O bairro João Evangelista nesta tarde esta sendo premiado pela propaganda da Igreja Quadrangular, uma moto já cruzou pela rua Pinheiro Machado pelo menos umas 20 vezes. O pastor dessa Igreja ou esta procurando novos adeptos para converter, ou o desespero tomou conta. É inadmissível uma propaganda com o som tão alto, e rodar tantas vezes pelo mesmo lugar. Ou estão achando que os " irmãos" são surdos, ou estão procurando o caminho de Deus, que deve estar no bairro João Evangelista pelo jeito.

FINAL CAMPEONATO FUTEBOL DE CAMPO.

Sabádo a tarde aconteceu no Estádio Municipal Neri Cardoso, a grande final do campeonato municipal de futebol. A disputa entre as equipes do Geriátricos e SER América, que realizaram uma grande final, sendo que o Geriátricos levou o titulo de 2010 depois do empate de 1 x 1, sendo que no jogo de ida o geriátricos tinha ganho o jogo pelo placar de 3 x 1. Um grande público se fez presente no estádio, sendo que os torcedores aproveitaram o calor da tarde de sábado para tomar uma água gelada.
A rádio URI FM mais uma vez levou a todos os seus ouvintes a transmissão da final, com narração de Jorge Costa, comentários de Claudio Irion e reportagem de Jaderson Portela.

A equipe de esportes da URI FM, já esta aquecendo as turbinas para a transmissão da 23º edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil.


2ª COPA SALTA SANTIAGO DE HIPISMO.

Encerrou neste final de semana a 2ª edição da Copa Salta Santiago de Hipismo. O comandante do 5º RPMon Major Antônio Ney da Silva, classificou o evento como um sucesso, e agradece a todos os participantes das provas e os prefeitos da nossa região que prestigiaram o evento. Na oportunidade foi inaugurado o pórtico em homenagem ao Ten. Coronel Willi Arruda Giordano que foi o comandante durante o ano de 1997. A faixa foi descerrada pelos filhos do homenageado e pelo comandante geral da Brigada Militar.

O Major Ney, ainda agraciou com medalhas de reconhecimento pelos serviços prestados a 2ª Copa de Hipismo, os comandantes de pelotão e servidores do regimento.

BALSA NO RIO JACUÍ SEGUE PARADA.

A balsa Deusa do Jacuí, que faz a ligação alternativa pela água entre Restinga Seca e Agudo, na Região Central, segue paralisada nesta segunda-feira. Com o nível do Rio Jacuí ainda cerca de 4 metros acima do normal, a empresa Naval Couto alega que não há condições de segurança para a retomada.

A expectativa é que, caso o rio baixe pouco mais de 2 metros, a travessia gratuita de pessoas e veículos recomece nesta terça-feira. Já a oficialização da continuidade do contrato com o governo do Estado está pendente. A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) aguarda um parecer jurídico autorizando um aditivo ao acordo atual que permita que a balsa fique mais 45 dias na região.

COLAÇÃO DE GRAU DE GABINETE NA URI.

Na última sexta-feira(24.09), a URI – Campus de Santiago realizou a cerimônia de Colação de Grau de Gabinete para 19 acadêmicos concluintes dos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Letras – Português/Inglês e Letras – Português/Espanhol.
A cerimônia ocorreu no Auditório da Universidade e, por deferência do Magnífico Reitor, foi presidida pelo Prof. Francisco Assis Gorski – Diretor Geral do Campus.
Bastante emocionado o Prof. Francisco disse aos formandos que eles eram uma exceção, visto que vivem em um País, onde a maioria do povo não tem acesso aos bancos escolares.
Ao finalizar seu discurso, o Diretor agradeceu aos formandos por confiarem à URI as suas qualificações profissionais e fez a seguinte recomendação “Não parem por aqui, continuem a caminhada, há um mundo de sonhos e esperança aguardando por vocês. Trabalhem com muita dedicação e afinco. Não pensem apenas no dinheiro, mas sim na satisfação pessoal e coloquem a paz de espírito, a humildade e o amor pela profissão, acima de qualquer coisa”.

AULA INAUGURAL DE PÓS-GRADUAÇÃO NA URI.

O Curso de Pós-Graduação – Especialização em Finanças e Controladoria, Coordenado pelo Prof. João Martins Pinheiro, realizou a sua aula inaugural na última sexta-feira. Na ocasião foram apresentados assuntos relacionados ao mesmo.
O Diretor Geral do Campus – Prof. Francisco Assis Gorski falou aos presentes sobre a importância de um curso de pós-graduação, das oportunidades que o mesmo poderá contribuir para a qualificação profissional e da satisfação de rever alguns egressos que hoje são profissionais e estão de volta, buscando um novo aprendizado.
Após a parte teórica professores e alunos brindaram e confraternizaram com um delicioso coquetel.

sábado, 25 de setembro de 2010

FINAL DE SEMANA.

Sábado de primavera, com sol e muitos eventos em Santiago e região. Hoje apartir das 15h, estaremos transmitindo a final do campeonato de futebol de campo da 1ª divisão. Também esta acontecendo a temporada hípica do 5º RPMon, a 9ª Copa Primavera de bochas do Clube 7 de Setembro e a abertura do Campeonato Municipal da 2ª divisão. Amanhã acontece mais uma rodada da Copa A Razão, com dois jogos em Santiago, sendo que o Grenal joga no Estádio Municipal enquanto a equipe do Riachuelo joga no campo do América. Domingo estarei em Jaguari na abertura da 9ªetapa do Veloterra que acontece apartir das 13h na nova pista do Chapadão. Então programação não vai faltar para quem gosta de esportes. Um bom final de semana a todos.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PREFEITO ACOMPANHA OBRAS EM SANTIAGO.

O prefeito municipal Júlio Ruivo, juntamente com o vice-prefeito Toninho Gomes e o secretário de obras Fernando Nascimento, estiveram nesta manhã visitando algumas das obras que estão sendo realizadas no município. Na rua Felipe Lopes vistoriaram as obras de acesso que liga o bairro Itú com o São Vicente.
Obras da pavimentação asfáltica que liga a rua João Aquino ao contorno da RSC-377.


Essa obra esta sendo realizada com recursos próprios da prefeitura municipal.

Início das obras pela Corsan para substituição da rede d'agua, para que as principais avenidas de Santiago receba a pavimentação Asfáltica. O gerente da Corsan Joel Bonfim e o vereador Marcos Peixoto também estavam presente no início das obras.



RADIO URI FM TRANSMITE FINAL DE FUTEBOL.

A rádio URI FM 106.1, transmitirá nesse sábado apartir das 15h, a grande final do campeonato municipal de futebol de campo da 1ª divisão. Narração de Jorge Costa, comentários de Cláudio Irion e reportagem de Jaderson Portela, com o apoio das seguintes empresas: Constrular, posto Xamã, Dorneles Cell, Sapataria do Valdir, Prefeitura Municipal de Santiago, Nicola Veículos e Alfamil. Sintonize e acompanhe pelas ondas da 106.1 a sua" sintonia inteligente".

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ASSOCIADOS DA TRITÍCOLA MOSTRAM SUA FORÇA.

Hoje pela manhã aconteceu no CTG Coxilha de Ronda , uma demonstração de muita força dos associados da Cooperativa Tritícola Santiaguense, mais de 300 sócios estiveram presente na assembléia extraordinária e aprovaram todas ações desenvolvidas pela atual diretoria. Essa transparência que esta sendo mostrada aos associados, esta dando credibilidade e forças para a direção continuar essa luta de salvar a tritícola. O presidente Evaristo Ribas dirigiu a assembléia de forma exemplar e com pulso firme, demonstrando todo o conhecimento da atual situação. O que chamou mais atenção foi o apoio maciço dos associados a toda a direção da cooperativa, mostrando a credibilidade de todos os diretores da empresa.



BEBÉ RETORNA A SANTIAGO.

O Grupo Editorial A Folha traz a Santiago o Tchêatro Bebé, para 2 apresentações no Clube União Santiaguense nos dias 16 e 17 de Outubro. Depois de 15 anos sem se apresentar em Santiago, José Ricardo de Almeida ou Bebé para os conhecidos, fala da emoção em retornar a Terra dos Poetas na qual fez muito sucesso e grandes amigos. Então pessoal, vão se preparando para dar boas gargalhadas com o palhaço Bebé. Os ingressos estarão a venda apartir do dia 1º de Outubro na secretaria do Clube União, Lacqua d'i Fiori e Jornal A Folha.

ELEIÇÕES NO SITMSTGO.

Encerrou ontem a noite as eleições no Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santiago. A atual diretoria obteve mais de 90% de aprovação entre os seus associados nos municípios que o Sindicato atua. Parabéns ao nosso amigo Júlio, e a toda a sua diretoria pelo otimo trabalho que esta sendo realizado. Jose Claudio, Cristiano, Elvio ( Presidente da Federação ) Júlio ( Presidente do Sindicato ) e Roberto.

ASSEMBLÉIA NA TRITÍCOLA.

Apartir das 9h da manhã, no CTG Coxilha de Ronda, acontece mais uma assembléia com os associados da Cooperativa Tritícola Santiaguense. Santiago espera que a Tritícola continue gerando emprego e renda ao município. Os associados são realmente quem decidem os rumos a serem tomados, e a grande maioria dos seus sócios sabem a pindaíba que a cooperativa passou, aos poucos estão retomando o crescimento e a casa esta sendo colocada em ordem. Os que desejam o fim da Cooperativa, são os maiores devedores ou aqueles que sempre viveram agiotando a Tritícola e os pequenos produtores. O associado na sua grande maioria tem a força de decisão, a força de manter em pé a Tritícola.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AUDIÊNCIA SOBRE A RSC-377.

Aconteceu hoje pela manhã no plenário da câmara de vereadores de Santiago, audiência pública para tratar sobre a situação do trecho da RSC-377, que liga Santiago ao município de Capão do Cipó. Se fizeram presente o prefeito Júlio Ruivo, vereadores de Santiago e capão do Cipó, o promotor de justiça Dr. Daniel e o engenheiro do DAER Jader. O prefeito Júlio Ruivo cobrou ações que visam solucionar por completo o problema, e que até agora o governo do estado só enrolou. O promotor Daniel falou que estão resolvendo a situação de forma amigável, mas se não for atendido buscará na justiça os meios legais para resolver a situação. Já o engenheiro Jader comentou que a obra deverá ser começada em poucos dias, que a assinatura do contrato se dará na semana que vem.
Tomará que essas obras começem logo, e que o governo do estado deixe de enrolar, como falou Júlio Ruivo.

sábado, 18 de setembro de 2010

Decisão judicial ameaça reduzir número de viaturas da BM nas ruas do Estado

Uma decisão da Justiça de Santa Maria, na região central do Estado, ameaça paralisar o policiamento motorizado da Brigada Militar em todo o Rio Grande do Sul.

Com a finalidade de evitar acidentes com as viaturas da corporação, a decisão, da juíza Denize Terezinha Sassi, aponta que somente policiais militares com curso especializado de motorista em situação de risco podem dirigir um carro da BM.

No entanto, atualmente, de acordo com o comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade, poucos policiais possuem a preparação exigida.

— Ordens judiciais a gente cumpre. Mas, se os motoristas que não tiverem habilitação forem impedidos de dirigir, vai parar todo o serviço de policiamento e de bombeiros. Isso seria uma temeridade — afirmou Trindade.

Autora da ação contra o Estado do Rio Grande do Sul, a Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar tenta há três anos colocar em vigor alguma medida para proteger os servidores que dirigem viaturas.

Segundo a entidade, o motivo da ação é o alto número de acidentes envolvendo os condutores dos veículos. Entre oito e 10 PMs teriam morrido em dois anos em consequência de suposto despreparo ao volante para situações de risco, conforme o presidente da associação, soldado Leonel Lucas.

— A Brigada, infelizmente, nunca deu o curso. Somos punidos por desatenção e temos de indenizar o Estado quando há danos às viaturas. Esses dias, um policial estava perseguindo um assaltante e bateu em um poste. Ele pegou dois dias de detenção por desatenção e está sendo cobrado em R$ 32 mil. A intenção é parar com toda essa aberração — afirmou o dirigente.

Apesar de entender que a situação prejudicaria o policiamento, Lucas não concorda que a associação seria a culpada por um colapso no policiamento motorizada.

— A culpa não é nossa. A culpada é a administração — afirmou.

Como o comando da BM ainda precisa ser notificado pela Justiça, o que deve ocorrer na terça-feira, Trindade afirma que aproveitará o feriado para buscar uma solução ao problema, conseguir mais tempo ou arranjar uma reunião com a magistrada. Ele evitou críticas à juíza, mas questionou a iniciativa da Associação de Cabos e Soldados.

— A associação não veio falar comigo, não apresentou uma proposta de treinamento, não trouxe documentação mostrando o problema. Ingressaram em juízo, simplesmente.


ZERO HORA

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AUDITÓRIO DA CÂMARA TERÃO AS OBRAS RETOMADAS.

No início de mês de Outubro, serão retomadas as obras do auditório da Câmara de Vereadores de Santiago. Segundo informações do presidente Davi Vernier, até o final de seu mandato a obra estará praticamente concluída, ficando alguns detalhes para o próximo presidente. As obras estavam paralisada havia mais de 3 meses, com a retomada das obras, dentro de pouco tempo teremos em Santiago mais um amplo espaço para palestras e reuniões.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

EX-PRODUTOR FRAUDOU MAIS DE R$ 5,5 MILHÕES DA LIC.

O ex-produtor Flávio Agliardi admitiu na tarde desta segunda-feira ser o mentor do esquema que fraudava documentos para garantir a liberação de verbas para projetos culturais por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O caso havia sido descoberto em 2008.

Em depoimento no Foro Regional do 4°Distrito, em Porto Alegre, Agliardi afirmou que fraudou os primeiros papéis em 2004, com a finalidade de obter recursos para a edição do Porto Alegre em Dança daquele ano. Na oitiva, ressaltou que atuava sozinho no esquema. De acordo com ele, os sócios e empregados da produtora, também réus no processo, não tinham conhecimento da fraude.

A partir do depoimento desta segunda-feira, o Ministério Público informou que pedirá uma nova diligência. Contudo, não deu detalhes sobre a ação. Após esta fase, os réus terão um prazo de 30 dias para as alegações finais, antes da sentença do processo.

Descoberto há dois anos, o esquema teria causado um prejuízo de R$ 5,5 milhões aos cofres públicos do Estado, segundo investigação do Ministério Público. Ao todo, oito réus são acusados de falsificação de documentos, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Em setembro de 2008, depois de ser preso a pedido do Ministério Público por suposto envolvimento no desvio de verbas da LIC, Flávio Agliardi já havia admitido aos promotores participação na fraude — embora, em outras audiências, tivesse negado envolvimento no caso. Na época, confessou no depoimento ter utilizado notas frias para comprovar gastos em projetos culturais.

Agliardi havia sido preso novamente em dezembro daquele ano, mas obteve um habeas-corpus e foi solto ainda naquele mês. Segundo a defesa, ao admitir participação na fraude, Agliardi poderá ser beneficiado na sentença, embora saiba que não deverá ser absolvido.

ZERO HORA

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

REITOR DA URI E CLÓVIS BRUM SE REUNEM COM CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO.


O reitor da URI e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte (Corede Norte), Luiz Mario Silveira Spinelli, esteve em Porto Alegre ao lado dos demais presidentes de Coredes. O objetivo foi reunir-se com candidatos ao governo do Estado para saber deles quais são seus planos, no caso de se elegerem, sobre o futuro dos Coredes. “Queríamos saber dos candidatos quanis são as políticas de regionalização que os candidatos possuem”, disse Luiz Mário. As reuniões foram realizadas na Assembléia Legislativa, no Fórum dos Coredes. Segundo o presidente do Credenor e reitor da URI, todos os candidatos ouvidos falaram do respeito que a instituição adquiriu ao longo dos anos. “Independente de partido político, os candidatos ouvidos reconheceram a importância dos Coredes no desenvolvimento do Estado. Mais uma vez ficou claro o prestígio das Universidades Comunitárias, que abrigam a maioria dos Coredes no interior, dando ao órgão um endereço, um espaço físico e condições de funcionamento”, disse Luiz Mario Silveira Spinelli. Ele observou que a URI, sob este aspecto é um modelo. “Nós abrigamos o Corde Norte (Erechim), o Corede Missões (Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga) o Corede do Médio Alto Uruguai (Fredercio Westphalen) e o Corede do Vale do Jaguari (Santiago). Os cantatos feitos em Porto Alegre ouviram os projetos para este setor através dos candidatos Yeda Crusius, José Fogaça e Pedro Ruas. Nesta semana deverá ser ouvido o candidato Tarso Genro e seus planos para os Coredes. Na reunião com os 26 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), a URI esteve representada além do reitor e presidente do Corede Norte, Luiz Mario Silveira Spinelli, também pelo presidente e vice-presidente do Corede Missões, respectivamente, Gilberto Pacheco e Sônia Regina Bressan Vieira e pelo presidente do Corede Vale do Jaguari, Clovis Brum.

O presidente do Fórum dos Coredes, Paulo Afonso Frizzo, da Unijuí, entregou uma cópia da última Carta Anual do Fórum dos Coredes, que define seis eixos principais de atuação dos Conselhos em 2007 em benefício das regiões gaúchas: prioridade para inclusão, fortalecimento de competitividade, redução das desigualdades regionais, compromisso com a sustentabilidade, sinergia com a sociedade, fortalecimento dos capitais sociais e das identidades regionais, e gestão de safra. Na mesma solenidade, o professor da Unijuí, fez menção sobre a eleição e a condução de Luiz Mario Silveira Spinelli como reitor da URI, pedindo a todos uma salva de palmas por mais este novo desafio que se impõe ao erechinense.



Reivindicações do Alto Uruguai

Aproveitando sua estada em Porto Alegre, e com candidatos ao governo do Estado, o reitor da URI e presidente do Credenor, entregou um convite aos candidatos presentes para que eles possam receber em breve, em Erechim, o documento que faz uma análise abrangente sobre as reivindicações de Erechim e dos municípios do Alto Uruguai. O referido documento já foi entregue aos candidatos Tarso Genro, que esteve domingo em Erechim e no sábado, ao candidato a vice-governador, Berfran Rosado, na chapa de Yeda Crusius que também passou por Erechim. As lideranças do Credenor, Luiz Mario Silveira Spinelli, da Agência Regional de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Claudionor Mores, da Accie, Deoclécio Corradi e da Amau, Antonio José Zanandréa, ao lado de lideranças de outras entidades signatárias do documento também estiveram presentes. A região está exigindo um comprometimento de todos os candidatos com as reivindicações elaboradas e apresentadas, que tem como objetivo reforçar as políticas de desenvolvimento no Alto Uruguai.

SEGUNDA COM CHUVA.

Inicio de semana com chuva em todo o nosso estado, sendo que a previsão é que apartir de amanhã o tempo começa a limpar. Ainda sobre a sessão da Câmara de hoje, o vereador Cláudio Cardoso falou que várias pessoas procuraram para reclamar do atendimento do IPÊ, sendo que não estão conseguindo marcar as consultas com o médico Urologista. A pessoa responsável pelo IPÊ em Santiago disse não conhecer esse problema até o momento.

SESSÃO DA CÂMARA.

Terminou agora pouco mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Santiago, a pauta principal dessa tarde foi a RSC-377. Na quarta-feira deverá acontecer uma audiência pública entre o Executivo e Legislativo santiaguense, diretores e engenheiro do DAER. Capão do Cipó e Itacurubi também deverão participar. As precárias condições da RSC-377 entre Santiago e Capão do Cipó, já demonstra preocupação entre todas as forças vivas da nossa região. Aguardamos a audiência para ver o desfecho do caso.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O SAMU AINDA NÃO DESLANCHOU.

Implantação do serviço de emergência emperra na contratação de equipes nas 14 cidades da região beneficiadas Mais de dois meses depois de receberem ambulâncias do governo estadual, nenhuma das 14 cidades da região implantou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A chegada dos veículos, que seria a solução para atender e transportar pacientes de urgência e emergência, virou dor-de-cabeça para a maioria das prefeituras, que precisam equipá-los e contratar profissionais. Para muitos secretários de Saúde, o futuro é preocupante. O programa deverá ser mantido com repasses da União (R$ 12 mil), do Estado (R$ 6,5 mil) e de municípios (valor equivalente ao restante dos gastos).

Atualmente, as ambulâncias estão paradas, e as administrações se organizam para fazer o Samu funcionar. Das 14 cidades, quatro já compraram os equipamentos, oito estão em processo de compra, uma vai terceirizar o serviço, e uma não deu retorno ao Diário (veja quadro). A maior dificuldade continua sendo a contratação de profissionais.

Santa Maria está no grupo dos retardatários. A Secretaria de Saúde sabe quantos profissionais serão necessários, mas não bateu o martelo na contratação. A base do atendimento deverá ser o Pronto-Atendimento Municipal, no bairro Patronato. Mas o lugar ainda pode ser mudado.

Funcionamento – A maioria dos gestores concorda sobre a importância do programa, mas diz que o freio de mão puxado é decorrente da falta de garantias do governo estadual.

– É como ganhar uma Ferrari e não ter como pagar o IPVA. Os municípios terão de pagar a conta? – questiona Jorge Luiz Cremonese, secretário de Saúde de Restinga Seca.

– Se o governo não mandar o dinheiro, fechamos o serviço no outro dia – completa o secretário de Saúde de São Gabriel, Paulo Forgiarini.

A Secretaria Estadual da Saúde garante que o repasse será feito logo após o serviço começar.

DIARIO DE SANTA MARIA.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TRANSPARÊNCIA NA PREF. DE JAGUARI.

A atual administração municipal de Jaguari, esta desenvolvendo um trabalho junto a empresa Delta de Porto Alegre, para implantar o site "Portal da Transparência". Após implantado o sistema, o contribuinte poderá acessar via internet e obter valores de IPTU, tomar conhecimento de licitações, contratações e pagamentos. A lei determina que os municípios com menos de 100 mil habitantes tem até 2013 para implantar o portal. Jaguari saí na frente e a ideia é implantar no primeiro semestre de 2011. Imagina se a lei estivesse em vigor uns 6, 7 anos atrás, Jaguari não estaria nessa pindaíba toda.

OPERAÇÃO NO BANRISUL.

Depois de homologar os flagrantes, a Justiça decretou a prisão preventiva dos três suspeitos detidos ontem por uma força-tarefa que investigou desvio de R$ 10 milhões da área de marketing do Banrisul.

Foram presos o superintendente de marketing Walney Fehlberg, o representante da agência de publicidade SLM Gilson Stork e o diretor da DCS Armando D'Elía Neto.

A defesa de D'Elía Neto informou que vai ingressar com pedido de liberdade provisória, caso for negado, vai ingressar com habeas corpus.


A Polícia Federal (PF) segue investigando documentos e CPUs, além de destacar que o caso continua em segredo de Justiça.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou que a inspeção no banco vai até final de setembro e depois tem um mês para elaborar um relatório. O Tribunal ainda suspendeu pagamentos feitos pelo Banrisul às empresas sob investigação.

Apesar de aprovar as contas do governo gaúcho em 2009, o TCE fez algumas ressalvas. Uma delas foi justamente sobre os gastos com publicidade pelas estatais, já que os valores superavam em 107% o total orçado inicialmente.

FONTE ZERO HORA.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TOMOU POSSE O NOVO REITOR DA URI.

Tomou posse na noite de terça-feira, 31, como reitor da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) para o período 2010/2014, o professor Luiz Mario Silveira Spinelli. Na mesma solenidade tomaram posse a pró-reitora de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e o pró-reitor de Administração, Clóvis Quadros Hempel. O ato solene foi prestigiado pelo presidente do Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) e reitor da Univates, Nei Lazari, reitores de universidades gaúchas, pelo prefeito de Erechim Paulo Polis, entre outras autoridades, entre elas o presidente da FuRI, Bernardo Both. O novo reitor da URI, Luiz Mario Spinelli, substitui no cargo o professor Bruno Ademar Mentges. Luiz Mario Silveira Spinelli está na URI desde 1984 quando começou a lecionar no curso de Ciências Contábeis e Administração. Mais tarde foi assessor jurídico do campus e da reitoria. Foi ainda o primeiro coordenador do curso de Direito da Universidade e desde 2002 exercia o cargo de diretor geral da URI – campus de Erechim.

Em seu pronunciamento, o novo reitor da URI, sob forte emoção destacou que “só com muito entusiasmo é possível levar adiante projetos como este da URI”, uma instituição de caráter comunitário. Observou que ensino, pesquisa e extensão só valerão a pena se tiveram “nossa cara, voltada para o ser humano”. Ainda de acordo com Luiz Mario Spinelli que a URI é um desafio fraterno que une regiões, referindo-se as unidades que estão no Alto Uruguai, Missões e fronteira oeste atingindo mais de 100 municípios através de seus seis campi. Segundo o novo reitor da URI “só através da educação e no combate à ignorância conseguiremos conquistar a verdadeira liberdade do nosso povo”. Ainda conforme o reitor Luiz Mario Spinelli, “nossa unidade deverá ser constituída pela credibilidade externa através de uma respeitada imagem institucional, na confiança interna, no fortalecimento da identidade, na relação cooperativa e na diplomacia e compromisso nas relações”. Disse que a busca da sustentabilidade, a consolidação e a viabilidade da URI, dentro dos princípios que lhe nortearam desde a sua concepção, se dará outorgando a cada campus a responsabilidade pela gestão de forma transparente, sempre demonstrando fidelidade às “nossas raízes comunitárias”.


O reitor que deixou o cargo, Bruno Ademar Mentges, fez uma explanação sobre a atual infraestrutura da universidade e suas conquistas nos últimos quatro anos, entre as quais, a conquista do recredenciamento da instituição pelo MEC atingindo nota quatro, quando a máxima era cinco. Observou ainda que “avançamos muito na gestão contábil e administrativa, mantendo um ensino de qualidade”. O presidente da FuRI, Bernardo Both, almejou que a busca da integração entre os campi e as comunidades “seja real e total” e as ações da Universidade pautadas por sua missão de formar pessoal ético e competente”. A URI possui 43 cursos de graduação, 67 de pós-graduação, cinco mestrados e um doutorado. Mantém escolas de educação básica e ensino médio, possui cerca de 17 mil alunos, 998 professores e 680 técnico-administrativos. Mantém 72 grupos responsáveis por mais de 100 linhas pesquisa e intercâmbios nacionais e internacionais. Nos seus campi abriga a sede dos Coredes das respectivas regiões. Seu orçamento para este ano supera os R$ 120 milhões. Na mesma solenidade foram empossados os novos dirigentes de campi e das escolas de educação básica. Do Campus de Santiago os Professores: Francisco Assis Gorski – Diretor Geral, Michele Noal Beltrão – Diretora Acadêmica, Jorge Padilha dos Santos – Diretor Administrativo, Roselaine Lamberti – Diretora da Escola e Lourdes Sagrilo Andres – Vice-Diretora da Escola.

Assessoria de Comunicação
Crédito: Damião Artusi

RESPOSTA A CÁTIA SIQUEIRA.

Na terça-feira estive em Jaguari assistindo a sessão do legislativo. Em uma outra sessão a vereadora Cátia, citou o meu nome na tribuna referente a uma matéria que circulou no jornal A Folha cidades do dia 13 de Agosto sobre o Asilo de Jaguari. Pedi a cópia da sessão em que a vereadora se referiu ao meu nome, escutei seu pronunciamento e concluí o seguinte.
1º- Em momento algum falei sobre a instituição. Falei sobre a forma de agir da administradora do Asilo.
2º- Não sou repórter do jornal. A referida matéria saiu na minha página " ESPAÇO DO DIRETOR".
3º- Conheço muito bem a instituição Asilo de Jaguari vereadora Cátia, minha esposa estagiou como enfermeira nessa casa. E cito sempre como referência pelas condições de trabalho, da higiene, do atendimento e das instalações do Asilo, que serve de modelo para as demais instituições da nossa região.
4º- Quanto a transparência que comentei na matéria, até hoje não vi em nenhum orgão de imprensa o balanço anual com prestação de contas da instituição.
5º- A vereadora Cátia, solicitou a Secretaria da Fazenda o valor repassado ao Asilo pela administração no ano de 2009. Na última sessão da Câmara, a vereadora não comentou sobre o assunto, pois vou lhe ajudar com alguns números vereadora.
Ano 2007- Administração do seu prefeito vereadora.
repasse- 16.457,49

Ano 2008- Ultimo ano da administração do seu prefeito vereadora.
repasse- 22.937,76

Ano 2009- Atual administração.
repasse- 60.758,59 Nesse valor da repasse de 2009 até pagamento de luz e água. É essa transparência que eu coloquei na matéria, se tivesse um demonstrartivo do balanço anual, a veradora não prescisaria solicitar a Secretaria da Fazenda.


Então vereadora Cátia Cequeira, está aí a minha resposta ao seu pronunciamento na tribuna da Câmara.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NOVO DIRETOR DA URI.

Aconteceu ontem em Erechim, a posse dos novos diretores da URI Campus Santiago. O professor Chico Gorski assumi a partir de hoje a direção geral, Michele Beltrão como Diretora Acadêmica e Jorge Padilha como Diretor Administrativo. Aos novos dirigentes, desejo muito sucesso e que continue o legado deixado pelo meu amigo e competente Clovis Brum. Parabéns Chico a universidade continua em boas mãos. Sucesso.