quinta-feira, 18 de julho de 2013

Seminário Internacional mobiliza rede estadual de Educação

Mais de 1,5 mil professores, educadores e convidados acompanharão em Porto Alegre as atividades do I Seminário Internacional de Educação promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta gestão. O evento pedagógico tem como tema “Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã” e será transmitido ao vivo, pela Internet, a partir do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parceira da iniciativa.

Em cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) haverá mais de 50 pontos de transmissão, com mediadores convidados, para repercutir as conferências, palestras e debates que acontecem em Porto Alegre. A intenção da Seduc é propiciar a reflexão sobre a reestr uturação curricular do Ensino Médio e Educação Profissional que está em curso na rede estadual, com expectativa de atingir mais de 12 mil pessoas, na Capital e nos pontos de assistência.

O Seminário Internacional trará à Capital educadores reconhecidos mundialmente, como o pesquisador e professor norte-americano Michael Apple, da Universidade de Wisconsin-Madison, que fará a conferência principal, na quinta-feira, 18 de julho, imediatamente depois do ato de abertura do encontro, marcado para as 18h. O secretário estadual da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, anfitrião do encontro pedagógico, fará a fala de abertura.

Também foram convidados a falar aos professores estaduais o professor Gustavo Fischmann, argentino com atuação nos Estados Unidos, Jorge Manuel de Almeida Castro e Ana Benavente, ambos de Portugal, e os brasileiros Maria Teresa Esteban, Antonio Flavio Moreira, Monica Ribeiro da Silva, Acácia Kuenzer e Sandra Garcia. Estarão em debate no seminário os temas Educação como Prática Social Cidadã, Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente; Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários; e dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da Educação Profissional. Cada tema será desenvolvido em um turno. O Seminário Internacional terá atividades nos dias 18 (à noite) e nos três turnos do dia 19, sexta-feira, de acordo com o seguinte cronograma:

Programação
Quinta-feira, 18
18h - Início do Credenciamento
19h - Abertura Oficial com apresentação da Orquestra Villa Lobos
19h30 - Conferência: Pensamentos para uma nova prática social cidadã
Palestra Inaugural: Michael Apple (EUA)

Sexta-feira, 19
Manhã - Painel: Avaliação: Controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente
8h30 - 9h30 - Maria Tereza Esteban (B rasil)
9h30 - 10h30 - Gustavo Fischman (Argentina/EUA)
10h30 - 11h30 - Jorge Manuel de Almeida Castro (Portugal)
11h30 – 12h30 - Abertura para questões e debate
12h30 - 13h30 - Período para almoço

Tarde - Painel: Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários
14h - 15h - Ana Benavente (Portugal)
15h - 16h - Antonio Flavio Moreira (Brasil)
16h - 17h - Mônica Ribeiro da Silva (Brasil)
17h -18h - Abertura para questões e debate
18h - 19h- Lançamento de livro

Noite - Painel: dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da educação Profissional
19h – 20h – Sandra Garcia (Brasil)
20h – 21h – Acácia Kuenzer (Brasil)
21h – 22h – Debate e encerramento
 
Fonte: Assessoria de Comunicação -SEDUC-RS

terça-feira, 9 de julho de 2013

Leilão do prédio da Karbain é anulado


O leilão do antigo prédio das Malhas Karbain que foi arrematado pelo empresário da Água azul piscinas, foi anulado pela juíza Drª Cecilia Laranja Bonotto. O processo de numero 10300037193 que tramitava na 2ª Vara Cível de Santiago foi declarado nulo o ato de arrematação, onde consta que o imóvel foi arrematado por R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), inferior a 30% da avaliação, configurando preço vil. A Drª Cecilia também deferiu a expedição de alvará, em favor do empresário arrematante, restituindo-lhe o valor relativo à arrematação.
Conforme o Dr. Francisco Tormam de Ijui, que representa os empresários que estão estabelecidos nas dependências do prédio, a decisão da Drª Cecilia devolve a garantia das empresas permanecerem realizando o trabalho das industrias e mantendo um numero considerável de pessoas empregadas.
A decisão cabe recurso por parte do arrematante.
Vai uma sugestão aos empresários que estão instalados no antigo prédio das Malhas Karbain, fiquem com suas barbas de molho e se organizem para as próximas ações de arrematação do prédio. Caso contrário, pode muito bem ficarem no olho da rua.



Funcionários do HCS lotam plenário da câmara.

 Antes da realização da Sessão Solene em homenagem aos 25 anos da rádio Verdes Pampas FM, aos trabalhos prestado pelo delegado José Athaídes Sarturi e pela passagem do Dia do Bombeiro, o administrador do Hospital de Caridade de Santiago, Ruderson Mesquita usou a tribuna do legislativo para esclarecer a comunidade de Santiago, as manifestações feita no mesmo espaço pelo presidente da Federação dos Empregados dos Estabelecimentos de Saúde do Estado, no dia 01 de julho.
Mesquita contestou veementemente as graves acusações feitas pelo sindicalista. Chamou de acusações inverídicas, impertinentes e ofensivas a instituição, e tendo em mãos um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas de funcionários do HCS, repudiando o posicionamento do presidente da Federação.

O plenário foi tomado por funcionários do HCS, com faixas de protestos e repudio ao Sr. Milton Francisco Kempfer, demonstrando a força e a união dos funcionários, que tem hoje no HCS uma referencia na saúde e uma qualidade profissional invejável no RS para realização do trabalho. Profissionais competentes e tecnicamente prontos para continuar salvando vidas.
Com essa demonstração de força do quadro funcional, fica muito claro mais uma vez, o trabalho sério e honesto que vem sendo realizado há muitos anos dentro do HCS, com investimentos em equipamentos de primeira geração, reestruturação e expansão do espaço físico, valorizando e qualificando o quadro funcional da instituição. O que faz hoje, o HCS ser uma referencia em saúde hospitalar
Ruderson Mesquita durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores.

 Plenário completamente lotado pelos colaboradores do HCS.
Faixas de protestos contra o presidente da Federação do Sindisaúde.