sexta-feira, 19 de abril de 2013

SANTIAGO É CONSIDERADO INFESTADO PELA DENGUE


Conforme a Vigilância Ambiental da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria, o município de Santiago é considerado 100% de infestado pelo Mosquito Aedes Aegypti (Mosquito da Dengue) depois de constatado 61 casos de foco do Mosquito da Dengue nos bairros Riachuelo, Vila Nova, Alto da Boa Vista, Santiago Pompeu, Vila Itú e no Centro da cidade.

Conforme outras informações, o município que necessitaria de 22 agentes concursados para atender toda a população, hoje conta com apenas cinco agentes treinados para realizar os serviços. Foram contratados pela prefeitura municipal, estagiários para a realização do trabalho, sendo que de forma incorreta, onde esses erros foram apontados pelo Tribunal de Contas do Estado, causando assim transtorno também nos recursos disponíveis para o município, sendo que esse dinheiro teve que ser remanejado, sendo usado em aquisição de material e não ao combate do Mosquito da Dengue.

Hoje, se encontram em Santiago cinco agentes da 4ª Coordenadoria de Saúde de Santa Maria, para fazer o treinamento necessário aos futuros agentes municipais de saúde, mas até agora, o município só apresentou estagiários, o que não é da competência dos mesmos, manusear e aplicar os produtos químicos para combater o Mosquito da Dengue.

O vereador Macir Ribeiro encaminhou proposição para que seja enviada correspondência a Secretária de Saúde do município, Mara Machado e para o Sr. Marcos Rosalino, Coordenador de Campo da Vigilância Ambiental da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, solicitando o comparecimento no legislativo santiaguense com a finalidade de explanarem os programas desenvolvidos e previstos em relação ao combate a Dengue em Santiago.
Vão esperar entupir os hospitais para depois tomar as medidas necessárias? Quem está escondendo a verdade?