sexta-feira, 7 de maio de 2010

IDOSOS PODEM SE VACINAR CONTRA GRIPE COMUM ATÉ 15 DE MAIO.

A vacinação de idosos contra a gripe sazonal foi estendida até o próximo sábado, quando acontecerá um mutirão no Estado, também para imunização do último grupo de risco da gripe H1N1. De acordo com o diretor do Centro Estadual de Vigilância e Saúde, Francisco Paz, o prazo, que terminaria hoje, foi prorrogado pois a meta de 1,1 milhão de vacinados ainda não foi atingida e sobram vacinas. Até o início da tarde de hoje, 712 mil pessoas acima de 60 anos procuraram os postos.

O diretor explicou que o calendário de vacinação do Rio Grande do Sul não é igual ao de outros Estados. Portanto, os postos de saúde não estão obrigados a atender amanhã, como ocorre no Nordeste, Sudeste e Centro-oeste, conforme campanha anunciada pelo Ministério da Saúde. Paz explica que o dia de mutirão para vacinação dos gaúchos acontecerá no sábado seguinte, dia 15.

— Não há uma obrigação para que abram amanhã. Orientamos os municípios que estejam em condições de atendimento, mas não obrigamos. A decisão é dos municípios — afirma o diretor.

A partir de segunda-feira, inicia a última etapa da vacinação contra a gripe H1N1, para adultos saudáveis de 30 a 39 anos. Pessoas que integram as etapas anteriores (exceto trabalhadores da saúde) que eventualmente não se vacinaram também podem procurar os postos para fazer a imunização durante esta última etapa.

Entenda melhor:

Vacinação de idosos (acima de 60 anos) contra a gripe sazonal:
- Prazo estendido até o dia 15

Vacinação contra a gripe H1N1
- Última etapa, que abrange adultos saudáveis de 30 a 39 anos, começa na segunda-feira, dia 10

Dia 15 de maio, sábado
- Mutirão de vacinação nos postos de saúde.




ZEROHORA.COM