terça-feira, 6 de março de 2012

Estiagem e recursos Consulta Popular

No mês de fevereiro, o COREDE Vale do Jaguari juntamente com a Coordenação da SEPLAG, Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, elaborou relatório sobre a questão da estiagem na região do Vale elencando os principais problemas devido à seca na região do Vale. No documento enviado foram anexadas, demandas do passivo referentes à ampliação de redes de abastecimento e distribuição de água, construção de poços artesianos e cisternas, tendo em vista que as nove cidades compostas pelo COREDE Vale do Jaguari decretaram situação de emergência.
Até o presente momento, sete, das nove cidades do Vale receberam recursos referentes ao auxilio do Governo em relação à estiagem, sendo elas: Capão do Cipó, Cacequi, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago e Unistalda sendo que São Francisco de Assis aguarda a assinatura do convênio e São Vicente a homologação do decreto. As cidades de Capão do Cipó, Jaguari e Unistalda receberam recursos referentes a demandas de 2009 e 2010. O COREDE em parceria com a Coordenação da SEPLAG na região, está fazendo um levantamento dos passivos que estão em aberto para encaminhar ao Governo solicitando a liberação dos recursos para a região do Vale do Jaguari.
Ao todo, juntamente com os recursos da estiagem e liberação de recursos da ‘’Consulta Popular’’ a região do Vale do Jaguari já recebeu aproximadamente R$500.000,00, meio milhão de reais. As cidades que já receberam o recurso estão investindo para auxiliar a população que sofre com a estiagem na região.
O COREDE segue fazendo um levantamento sobre os passivos e recursos a serem liberados para investimentos na região do Vale do Jaguari.