quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campus do IFF de Jaguari será inaugurado oficialmente em maio de 2012.



O Campus independente do Instituto Federal Farroupilha de Jaguari, localizado no Chapadão, será inaugurado oficialmente no mês de maio de 2012. O anúncio foi feito pelo reitor do IFF Carlos Alberto Pinto da Rosa, que esteve nesta quarta-feira, 23, no município, para participar da cerimônia de anúncio oficial de implantação da instituição federal na cidade, bem como de apresentação da Comissão Pró Instalação do novo Campus, composta pelo prefeito João Mário Cristofari, e pelos professores Gustavo Pinto da Silva, Andréia Piovesan Rocha, Luiz Aghiles Martins Medeiros, Rodrigo Belmonte, Adilson Hansel, Tanira Fabres e Alberto Ghale.
Durante seu pronunciamento na cerimônia, o reitor do Instituto Federal Farroupilha frisou que muito já foi feito e muito ainda deverá se fazer, “pois não se definem os destinos de uma instituição como essa em apenas um encontro”, observou. Segundo ele, a responsabilidade da comunidade de Jaguari e da região é muito grande para a implantação de uma instituição deste porte. “Jaguari terá sim cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado. Quando? Não sei! Mas poderá ter sim”, apontou Carlos Alberto.
O reitor do IFF relatou que vários passos deverão ser dados para a inauguração oficial do Campus de Jaguari, que acontecerá em maio do ano que vem, antes mesmo da inauguração do Campus de São Borja. “Vários encontros da Comissão Pró Implantação do Campus e com a comunidade deverão acontecer até lá, onde serão definidos, inclusive, os cursos que serão desenvolvidos em Jaguari. Também precisaremos aguardar a definição dos recursos, bem como a portaria para a contratação de docentes e servidores”, concluiu.
O prefeito João Mário Cristofari, por sua vez, também fez questão de enfatizar a grande responsabilidade que a comunidade local e regional terá para a implantação do Campus do Instituto Federal Farroupilha em Jaguari. “Nossa responsabilidade é grande, porque conceberemos um campus diferente dos demais. Portanto, temos que ir a luta para efetivarmos o desenvolvimento. Temos que trabalhar pela união de esforços para promovermos a integração regional”, destacou o prefeito, ao afirmar que a instalação do Campus do IFF em Jaguari irá sem dúvida promover a integração e o desenvolvimento regional.
O Campus do Instituto Federal Farroupilha de Jaguari, que está localizado no Chapadão, numa área de 101 hectares, já começou a receber os primeiros investimentos, através da construção de prédio para 10 novas salas de aula; novo pórtico de entrada; agroindústria; reforma nos alojamentos; melhoria no sistema elétrico dos prédios já existentes; pavimentação interna do campus, entre outras benfeitorias. Atualmente, o campus, que é uma unidade avançada do Campus do IFF de São Vicente do Sul, atua com três cursos técnicos, que são: Técnico em Informática, Técnico em Agricultura, e Técnico em Vendas, além de duas modalidades do Proeja-Fic que funcionam na Escola Municipal Getúlio Vargas e no Presídio Estadual de Jaguari.