Recebi um texto do meu amigo Dr. Francisco Torma sobre a prova do exame da OAB. Penso exatamente igual. Segue o texto.
Coisa que não sai da moda é falar do exame da OAB. Defendendo ou criticando, o debate é comum nos meios jurídicos. Agora, até na novela. Em “A vida da gente”, o personagem Marcos é um bacharel em Direito que ainda não logrou êxito na prova. Logo do início da novela, sua esposa responde a uma reclamação de Marcos com a frase que já se tornou clássica nas redes sociais jurídicas: É pra mim que você vem dizer isso? Senta e estuda!
Não há outra maneira de se tornar advogado senão preparando-se para o exame da OAB desde o início da faculdade. Quem deseja atuar nesta carreira deve direcionar seu estudo desde as primeiras cadeiras da universidade, a fim de encarar com tranquilidade a prova da Ordem.
Aguardar o fim do exame não vai ser muito produtivo. A tão falada teoria da inconstitucionalidade defendida por muitos não tem o menor fundamento jurídico, já que a Lei 8.906/94 está em harmonia com o disposto no art. 5º, inciso XIII da Constituição.
Alteração legislativa neste sentido não deverá acontecer. Ao contrário, a tendência é que exames nos moldes do praticado pela OAB se espalhem para outros cursos. Países como EUA, Japão e Alemanha possuem exames para o exercício da advocacia muito mais rigorosos que o brasileiro.
Portanto, para ingressar nos quadros da OAB, a melhor maneira, sem dúvida, é preparar-se. O exame está aí para o bem da advocacia e contribui enormemente para sua valorização. O negócio é sentar e estudar.
FRANCISCO TORMA
Advogado - OAB/RS 67.700
Rua Sete de Setembro, 345, Sala 65
Ijuí, RS - CEP 98700-000
(55) 3333 2930