sábado, 3 de abril de 2010

MUDANÇA DE TEMPERATURA.

Depois de um começo de feriadão de sol e calor, uma virada no tempo, com direito à queda brusca na temperatura, deve marcar a semana no Rio Grande do Sul.

A mudança, segundo a Somar Meteorologia e a Central de Meteorologia, deve-se à aproximação de uma frente fria ao Estado.

Embora o sábado tenha amanhecido ensolarado na maior parte dos municípios gaúchos, inclusive na Capital, já havia condições de chuva na fronteira com o Uruguai e no sul do Estado. A previsão, conforme o meteorologista Cleo Kuhn, era de que o sistema avançasse ao longo do dia, com chance de pancadas em todo o território. Não estava descartada a possibilidade de chuva forte e rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h em pontos do Oeste.

Para o domingo de Páscoa, em função do céu encoberto e do vento sul, Jonathan Cologna, da Somar Meteorologia, prevê que os termômetros registrassem temperaturas bem mais amenas, com máximas girando em torno dos 20°C. Na Capital, conforme Cleo Kuhn, os modelos indicavam 22ºC durante o dia, com possibilidade de queda para 17°C com a chegada da noite.

A partir de segunda-feira, os modelos climáticos apontavam frio para os gaúchos. O tempo, segundo Kuhn, deverá seguir instável na faixa norte do Rio Grande do Sul. No restante do Estado, o céu tende a limpar — mas ainda pode chuviscar no Litoral Norte. Com isso, a temperatura mínima pode chegar a 6°C na terça-feira, principalmente nos pontos mais altos do Estado, chegando a 4°C na quarta-feira e até 3°C na quinta. Todo esse frio não significa, porém, que os dias de calorão terminaram.

— A tendência natural é a temperatura diminuir com a aproximação do inverno, mas ainda há bastante tempo pela frente e haverá novas ondas de calor — prevê Cologna.



ZEROHORA