terça-feira, 3 de agosto de 2010

PAPAGAIO GANHA DIREITO AO REGIME SEMIABERTO.

Considerado um dos principais assaltantes de carros-fortes do sul do Brasil na década de 1990, Cláudio Adriano Ribeiro, 43 anos, o Papagaio, foi beneficiado ontem com a progressão para o regime semiaberto.

Condenado a 36 anos e 11 meses de prisão por roubo e latrocínio, desde 1997 Papagaio fugiu cinco vezes do sistema prisional.

Papagaio ainda estava, ontem à noite, na Penitenciária Modulada de Montenegro, para onde foi em março. A transferência da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) para a casa prisional de Montenegro, com segurança menos rigorosa, foi obtida com a condição de que o apenado trabalhasse. A passagem pela Modulada serviu como um estágio preparatório para que ele entrasse no semiaberto.

A advogada de Papagaio, Maria Helena Viegas, contou que ficou sabendo no final da tarde de ontem sobre a progressão de regime do seu cliente. Ela negou que o processo tenha esbarrado no histórico de fugas do detento.

— Ele nunca teve vontade de fugir. Agora ele cumpre mais um sexto da pena e aí vai para o regime aberto — disse a advogada.

O apenado passou por avaliações psicológicas, as quais atestaram que ele tem condições de conviver socialmente. A advogada não soube dizer onde o seu cliente cumprirá a pena no semiaberto.

Papagaio ganhou o direito de postular a progressão em agosto do ano passado. Foi quando uma decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado colocou nas mãos da juíza Adriana da Silva Ribeiro, da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital, a tarefa de reavaliar essa possibilidade.