sexta-feira, 13 de agosto de 2010

VITIVINICULTORES DE JAGUARI CRIAM ASSOCIAÇÃO.

No dia 13 de agosto, será lançado, em Jaguari/RS, durante a 11ª Feira da Indústria, Comércio e Agropecuária, a Associação dos Produtores de Vinho e Derivados de Uva do Vale do Jaguari (APROVIJA). Essa associação está voltada a congregar pessoas jurídicas que tenham atividades de vinicultura ou correlatas dos municípios do Vale do Jaguari, devendo obrigatoriamente estar registradas no Ministério da Agricultura. A decisão da assembléia geral em priorizar apenas os produtos legalizados, está sintonizada com o princípio da legalidade do negócio, haja visto que existem muitos produtos atuando contrários ao desenvolvimento do próprio setor.

A organização nasceu da necessidade identificada de empreender esforços coletivos. Apesar de Jaguari ser reconhecido como pólo de produção de uvas e vinhos, ao longo do tempo tem sentido cada vez mais dificuldades: os produtores estão ganhando cada vez menos, cada um vende uma marca isolada e há pouca agregação de renda; Por ser uma região distante da zona produtora apresenta deficiências em tecnologias de viticultura e vinicultura; Pela proximidade com a fronteira, apresenta alta incidência de vinhos estrangeiros; e, a população regional não tem os vinhos da região na memória. Esses são alguns dos motivos que exigiam da região uma nova postura em relação a como tratar a cadeia produtiva.

Entre os objetivos da Associação encontram-se o desenvolvimento de ações que promovam a organização e preservação da microrregião dos municípios do Vale do Jaguari, o fomento à pesquisa e a extensão vitivinícola, estímulo e a promoção do potencial turístico da região, preponderar pela uva Goethe como emblemática do município de Jaguari e a preservação e proteção à indicação geográfica dos vinhos e derivados da região “Vale do Jaguari”.

Inicialmente, a associação congregará cinco associados, todos exclusivamente de Jaguari: Sérgio Lixinski Dalla Valle ME, através dos Vinhos Dalla Valle; a Cooperativa Agrária São José Ltda, com os vinhos Medalhão e Jaguari; a Casa Vinícola Don Vergílio Ltda, com os Vinhos Don Vergílio; Ricardo Antonio Morozzo Anibale com os Sucos Naturalle e Karine Gonçalves Minuzzi ME, com os Vinhos Minuzzi.

A diretoria da Associação ficou formada por Giordano Cadó Sonza, presidente; Sérgio Lixinski Dalla Valle, Secretário Geral; e Daguimar Zibicoski Reolon como Tesoureiro. O conselho fiscal ficou formado por Ricardo Antonio Anibale, Karine Gonçalves Minuzzi, e João Valeri Guasso.

Apoiando a iniciativa, encontram-se instituições locais como o Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul, Prefeitura Municipal de Jaguari e pelo Escritório Municipal da Emater/RS. Também compõem o trabalho o SEBRAE/RS e o Comitê Gestor do Centro Mesoregional de Uva e Vinho de Jaguari, formado pela Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves, URI – Campus Santiago, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus de Bento Gonçalves, Fórum Mesosul, Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Ministério da Integração Nacional e Instituto Brasileiro do Vinho.





Saiba mais sobre a Vitivinicultura de Jaguari:

A videira foi introduzida em Jaguari juntamente com a colonização Italiana por volta de 1888, através das variedades Isabel e a Goethe. Mais tarde, outras foram sendo acrescidas principalmente variedades Americanas, sendo expressivo o cultivo da Bordo, havendo também pequenos vinhedos de variedades Víniferas.

A Uva Goethe é típica da região, ocupando aproximadamente 70% da área plantada do município. Também conhecida como Casca Dura, trata-se de uma uva que permite a elaboração de um vinho branco de mesa seco, muito apreciado em nossa região.

O pólo de produção está concentrado na região denominada de Chapadão, onde existem aproximadamente 120 hectares de vinhedo, divididos em pequenas unidades de produção em propriedades familiares.

Jaguari sempre foi reconhecido por produzir bons vinhos. Com um clima favorável para o desenvolvimento dos parreirais, menos precipitações e maiores períodos de luz em época de produção, consegue conferir aroma e cor a um vinho com características naturais e saudáveis.



Cooperativa Agrária São José Ltda.
Levando o nome do município em um de seus produtos, o Vinho Jaguari, como também o Medalhão são reconhecidos em todo o estado. É uma história consolidada pelo espírito cooperativista de seus 58 associados, que nos seus 77 anos tem produzidos produtos de excelente qualidade. Seus vinhos de excelente qualidade trazem “Um Prazer Que só a Tradição Faz”, ressaltado pela forte ligação com a terra, com a produção familiar, a tradição em elaborar vinhos e os sucessivos investimentos em qualidade.


Vinhos Dalla Valle
A Vinícola Dalla Valle está há aproximadamente 14 anos produzindo vinhos e 50 anos produzindo uvas. As principais variedades produzidas são a Goethe, Bordô, Courdec 13, Cabernet Sauvignon, Merlot, Niágara Rosa, entre outras.

A comercialização dos produtos oriundos da vinícola que vão além da produção de vinhos, é feita diretamente ao consumidor através de seu ponto de comercialização junto a BR 287, bem como através de terceiros.



Casa Vinícola Don Vergílio
Apesar de a cantina ter apenas 6 anos de existência, o cultivo da videira é praticado a mais de 60 anos na família, e costuma ser passada de geração em geração.

A Vinícola Don Vergílio produz variedades como a Goethe, Bordô, Rubia, Cabernet Sauvignon, Merlot, Courdec 13 e Courdec 10. Em tempos de boas safras a produção de uvas chega a 70. 000 kg e a de vinho 52.000 litros.



Vinhos Minuzzi
Com a tradição da família produzir bons vinhos, os Vinhos Minuzzi, possuem vinícola própria na localidade de Chapadão e local de comercialização na BR 287, em local denominado de “Casa de Pedra”. A linha de atuação são os vinhos tinto seco e branco seco oriundos das variedades Goethe, Bordô, Courdec, BRS Lorena, Niágara e Cabernet Sauvignon. Além da produção de vinhos, o empreendimento também está produzindo outros produtos que derivam da uva.



Agroindústria de Sucos Naturalle
A agroindústria trabalha exclusivamente com sucos, com uma produção de aproximadamente 20.000 litros de suco, tendo surgido com o intuito de agregar valor ao produto cultivado na propriedade.

Com a denominação “Agroindústria de sucos Naturalle” tem aproximadamente 3 anos na atividade, sendo que a produção de uvas é praticada há 40 anos e assim como as outras também foi passada de pai para filho.