segunda-feira, 13 de setembro de 2010

REITOR DA URI E CLÓVIS BRUM SE REUNEM COM CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO.


O reitor da URI e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte (Corede Norte), Luiz Mario Silveira Spinelli, esteve em Porto Alegre ao lado dos demais presidentes de Coredes. O objetivo foi reunir-se com candidatos ao governo do Estado para saber deles quais são seus planos, no caso de se elegerem, sobre o futuro dos Coredes. “Queríamos saber dos candidatos quanis são as políticas de regionalização que os candidatos possuem”, disse Luiz Mário. As reuniões foram realizadas na Assembléia Legislativa, no Fórum dos Coredes. Segundo o presidente do Credenor e reitor da URI, todos os candidatos ouvidos falaram do respeito que a instituição adquiriu ao longo dos anos. “Independente de partido político, os candidatos ouvidos reconheceram a importância dos Coredes no desenvolvimento do Estado. Mais uma vez ficou claro o prestígio das Universidades Comunitárias, que abrigam a maioria dos Coredes no interior, dando ao órgão um endereço, um espaço físico e condições de funcionamento”, disse Luiz Mario Silveira Spinelli. Ele observou que a URI, sob este aspecto é um modelo. “Nós abrigamos o Corde Norte (Erechim), o Corede Missões (Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga) o Corede do Médio Alto Uruguai (Fredercio Westphalen) e o Corede do Vale do Jaguari (Santiago). Os cantatos feitos em Porto Alegre ouviram os projetos para este setor através dos candidatos Yeda Crusius, José Fogaça e Pedro Ruas. Nesta semana deverá ser ouvido o candidato Tarso Genro e seus planos para os Coredes. Na reunião com os 26 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), a URI esteve representada além do reitor e presidente do Corede Norte, Luiz Mario Silveira Spinelli, também pelo presidente e vice-presidente do Corede Missões, respectivamente, Gilberto Pacheco e Sônia Regina Bressan Vieira e pelo presidente do Corede Vale do Jaguari, Clovis Brum.

O presidente do Fórum dos Coredes, Paulo Afonso Frizzo, da Unijuí, entregou uma cópia da última Carta Anual do Fórum dos Coredes, que define seis eixos principais de atuação dos Conselhos em 2007 em benefício das regiões gaúchas: prioridade para inclusão, fortalecimento de competitividade, redução das desigualdades regionais, compromisso com a sustentabilidade, sinergia com a sociedade, fortalecimento dos capitais sociais e das identidades regionais, e gestão de safra. Na mesma solenidade, o professor da Unijuí, fez menção sobre a eleição e a condução de Luiz Mario Silveira Spinelli como reitor da URI, pedindo a todos uma salva de palmas por mais este novo desafio que se impõe ao erechinense.



Reivindicações do Alto Uruguai

Aproveitando sua estada em Porto Alegre, e com candidatos ao governo do Estado, o reitor da URI e presidente do Credenor, entregou um convite aos candidatos presentes para que eles possam receber em breve, em Erechim, o documento que faz uma análise abrangente sobre as reivindicações de Erechim e dos municípios do Alto Uruguai. O referido documento já foi entregue aos candidatos Tarso Genro, que esteve domingo em Erechim e no sábado, ao candidato a vice-governador, Berfran Rosado, na chapa de Yeda Crusius que também passou por Erechim. As lideranças do Credenor, Luiz Mario Silveira Spinelli, da Agência Regional de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Claudionor Mores, da Accie, Deoclécio Corradi e da Amau, Antonio José Zanandréa, ao lado de lideranças de outras entidades signatárias do documento também estiveram presentes. A região está exigindo um comprometimento de todos os candidatos com as reivindicações elaboradas e apresentadas, que tem como objetivo reforçar as políticas de desenvolvimento no Alto Uruguai.