quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TOMOU POSSE O NOVO REITOR DA URI.

Tomou posse na noite de terça-feira, 31, como reitor da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) para o período 2010/2014, o professor Luiz Mario Silveira Spinelli. Na mesma solenidade tomaram posse a pró-reitora de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e o pró-reitor de Administração, Clóvis Quadros Hempel. O ato solene foi prestigiado pelo presidente do Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) e reitor da Univates, Nei Lazari, reitores de universidades gaúchas, pelo prefeito de Erechim Paulo Polis, entre outras autoridades, entre elas o presidente da FuRI, Bernardo Both. O novo reitor da URI, Luiz Mario Spinelli, substitui no cargo o professor Bruno Ademar Mentges. Luiz Mario Silveira Spinelli está na URI desde 1984 quando começou a lecionar no curso de Ciências Contábeis e Administração. Mais tarde foi assessor jurídico do campus e da reitoria. Foi ainda o primeiro coordenador do curso de Direito da Universidade e desde 2002 exercia o cargo de diretor geral da URI – campus de Erechim.

Em seu pronunciamento, o novo reitor da URI, sob forte emoção destacou que “só com muito entusiasmo é possível levar adiante projetos como este da URI”, uma instituição de caráter comunitário. Observou que ensino, pesquisa e extensão só valerão a pena se tiveram “nossa cara, voltada para o ser humano”. Ainda de acordo com Luiz Mario Spinelli que a URI é um desafio fraterno que une regiões, referindo-se as unidades que estão no Alto Uruguai, Missões e fronteira oeste atingindo mais de 100 municípios através de seus seis campi. Segundo o novo reitor da URI “só através da educação e no combate à ignorância conseguiremos conquistar a verdadeira liberdade do nosso povo”. Ainda conforme o reitor Luiz Mario Spinelli, “nossa unidade deverá ser constituída pela credibilidade externa através de uma respeitada imagem institucional, na confiança interna, no fortalecimento da identidade, na relação cooperativa e na diplomacia e compromisso nas relações”. Disse que a busca da sustentabilidade, a consolidação e a viabilidade da URI, dentro dos princípios que lhe nortearam desde a sua concepção, se dará outorgando a cada campus a responsabilidade pela gestão de forma transparente, sempre demonstrando fidelidade às “nossas raízes comunitárias”.


O reitor que deixou o cargo, Bruno Ademar Mentges, fez uma explanação sobre a atual infraestrutura da universidade e suas conquistas nos últimos quatro anos, entre as quais, a conquista do recredenciamento da instituição pelo MEC atingindo nota quatro, quando a máxima era cinco. Observou ainda que “avançamos muito na gestão contábil e administrativa, mantendo um ensino de qualidade”. O presidente da FuRI, Bernardo Both, almejou que a busca da integração entre os campi e as comunidades “seja real e total” e as ações da Universidade pautadas por sua missão de formar pessoal ético e competente”. A URI possui 43 cursos de graduação, 67 de pós-graduação, cinco mestrados e um doutorado. Mantém escolas de educação básica e ensino médio, possui cerca de 17 mil alunos, 998 professores e 680 técnico-administrativos. Mantém 72 grupos responsáveis por mais de 100 linhas pesquisa e intercâmbios nacionais e internacionais. Nos seus campi abriga a sede dos Coredes das respectivas regiões. Seu orçamento para este ano supera os R$ 120 milhões. Na mesma solenidade foram empossados os novos dirigentes de campi e das escolas de educação básica. Do Campus de Santiago os Professores: Francisco Assis Gorski – Diretor Geral, Michele Noal Beltrão – Diretora Acadêmica, Jorge Padilha dos Santos – Diretor Administrativo, Roselaine Lamberti – Diretora da Escola e Lourdes Sagrilo Andres – Vice-Diretora da Escola.

Assessoria de Comunicação
Crédito: Damião Artusi