terça-feira, 23 de novembro de 2010

MORREM OS 29 MINEIROS PRESOS EM MINA.

Todos os 29 mineiros presos em uma mina de carvão na Nova Zelândia morreram após uma segunda explosão, de acordo com a polícia local, informou a CNN.

O superintendente da polícia distrital e chefe da operação de resgate, Gary Knowles, informou que a nova explosão ocorreu na tarde desta quarta-feira (horário local), início da madrugada de quarta pelo horário de Brasília, cinco dias após a primeira explosão na mina Pike River.

— Hoje houve mais uma grande explosão subterrânea, e baseado nessa explosão ninguém teria sobrevivido — anunciou Gary Knowles, de acordo com o site do jornal The New York Times.

Desde o acidente, gás metano, potencialmente explosivo, preencheu a mina, impedindo os socorristas de procurarem pelos mineiros desaparecidos. A incidência desse gás e de altos níveis de monóxido de carbono, aliados ao pouco oxigênio disponível, também dificultavam a possibilidade de que houvesse sobreviventes.


Segundo o site oficial de Pike River, a mina iniciou a produção de carvão coque, destinado à siderurgia, em 2009. O túnel de acesso, de 2,4 km de comprimento, foi escavado sob a montanha Paraoa. Esta é uma das poucas minas subterrâneas da Nova Zelândia, que explora muitas jazidas ao ar livre. A explosão provocou o corte da energia elétrica na instalação isolada, o que complica ainda mais as operações de socorro.


A maior catástrofe da mineração na história do país também aconteceu na costa ocidental da ilha do sul da Nova Zelândia, em 1896, quando uma explosão matou 65 trabalhadores na mina Brunner.

No dia 13 de outubro, no Chile, 33 mineiros retornaram à superfície em uma grande operação de resgate depois de terem passado mais de dois meses presos em consequência de uma explosão. Blog Resgate no Chile fez cobertura completa do salvamento dos mineiros.

ZERO HORA.