terça-feira, 9 de novembro de 2010

RODRIGO VONTOBEL INICIA CAMPANHA ELEITORAL EM SANTIAGO.

Muito interessante a matéria publicada no blog do Dr. Rodrigo Vontobel sobre a sucessão municipal. Segue na íntegra.


É inegável que após o pleito majoritário de outubro as atenções se voltem todas para as eleições municipais. Basta uma corrida de olhos nos cadernos de política dos grandes jornais, e as especulações sobre eventuais nomes já tomam conta dos debates. O que é normal.

Aqui em Santiago, nossa querida Terra dos Poetas, não é diferente. No campo da situação, todos falam que o Prefeito Ruivo concorre à reeleição (não poderia ser diferente) e no campo da oposição, (fragmentada e dispersa), falavam-se muitos nomes, mas nenhum deles com densidade eleitoral e capacidade de aglutinar todo o espectro necessário.

Entretanto, eis que ao brotar as especulações em torno do nome do ex-desembargador e advogado RUY GESSINGER, a coisa parece tomar um rumo no sentido do consenso tão necessário e almejado por todos, aliado com a perspectiva de se fazer um debate qualificado, moderno e sério (algo até então não visto).

Sou filiado ao PMDB, como todos sabem, um jovem advogado, porém, profundamente preocupado com os rumos do nosso município e ciente de que o debate sobre a sucessão em Santiago é, antes de qualquer outra coisa, um dever de cada um de nós com a nossa cidadania. Um assunto dessa magnitude não pode passar indiferente aos olhos de todos. Por tudo isso, como todos também sabem, não sou de ficar em cima de muro e, decido por tomar uma posição e externá-la publicamente.

Realmente, acredito que o nome de RUY GESSINGER pode unir as forças de oposição, qualificar o debate dentro de uma cosmovisão como nunca foi feito dentro de Santiago e estabelecer um contraponto de idéias com o PP em alto nível, longe das tradicionais questiúnculas e agressões de lado a lado, que, afinal já está mais do que evidente que o nosso povo rechaça esse tipo de prática. RUY poderia fazer uma campanha propositiva, defendendo propostas claras e argumentando em cima de questões pontuais, por exemplo, a industrialização de Santiago. (ele certamente fará Santiago brilhar no Estado)

Nessa indicação de nomes, pesa também o fato de que RUY GESSINGER é um dos nomes de maior credibilidade no Rio Grande, afinal, só o fato de ter sido desembargador na mais alta Corte de Justiça no Estado já fala por si só.

Outra, por já ser uma pessoa com certas posses, o que não é pecado (após uma vida de trabalho como magistrado), ascendeu licita e dignamente e, a sociedade saberá ver que RUY GESSINGER não está entrando na política para se ajeitar, pelo contrário, todos verão seriedade e credibilidade no que ele falar e defender.

RUY GESSINGER atrairá para Santiago a imprensa estadual pela importância de sua posição social, política e econômica e atrairá, da mesma forma, políticos de renome, a começar pelo governador eleito (TARSO GENRO), seu amigo pessoal e primo de sua esposa Dra. Maristela Genro Gessinger, passando por grandes lideranças estaduais como a deputada Manoela, deputado Beto Albuquerque, secretários de estados, entre outros tantos.

No espectro da oposição local é necessário que se parem com as vaidades pessoais e individuais de políticos que querem concorrer por concorrer, sem a mínima chance de enfrentamento com o PP; e o que é mais grave: apenas reeditando velhos expedientes que sempre se demonstraram ultrapassados, por exemplo, o ataque histérico a saúde, por exemplo.

A oposição tem no nome de RUY GESSINGER uma chance de OURO, PRATA E BRONZE para se apresentar com uma nova face, fazendo uma campanha inteligente, propositiva e sem ataques(além de possuir um candidato limpo, digno de receber o mais importante cardo político de nossa cidade).

Além disso, para evitar atropelos de última hora, urge que se crie, imediatamente, (denovo) um NOVO FORUM DAS OPOSIÇÕES, mas um FORUM aberto, democrático, unindo forças e não só partidos, deixando congregar em seu interior todos os segmentos que quiserem se engajar, mesmo que individualmente. Todos tem que ser bem vindos.

Esse FORUM teria a função de abrir o diálogo, estabelecer grupos temáticos para fornecer subsídios aos candidatos a prefeito e a vice e de certa forma ficar em campanha eleitoral permanente, pois o debate com a sociedade não pode surgir somente na época da eleição.

TODOS JÁ ESTÃO CANSADOS DISSO! (até mesmo as pessoas que participam ativamente da vida partidária - como eu)

Por tudo isso, falo, afirmo, escrevo e assino em baixo que o sonho das oposições pode se tornar real com RUY ARMANDO GESSINGER – pois ele reúne todos os pré-requisitos e condições para ser o futuro prefeito de Santiago.

É essa minha pequena contribuição e sugestão para essa nova caminhada.