quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UM OÁSIS À VENDA.

O Parque Oásis, que foi um dos ícones turísticos de Santa Maria nos anos 80 e 90 (antes da emancipação de Itaara), está à venda. Quem diz isso é o padre Lauro Trevisan, 76 anos, dono do complexo de 50 hectares, que está fechado desde 2003. Ele não revela quanto quer pela área, mas diz que a venda do parque é fundamental para seus dois novos projetos.

Com o dinheiro, ele quer erguer um prédio com 30 apartamentos e estrutura para encontros ministrados por ele em seu Instituto VivaFeliz. Esse prédio será feito na Casa da Península, ao lado do Oásis. O segundo projeto é mais audacioso: padre Lauro quer montar uma rede de rádios ou criar um programa de TV ou rádio em rede nacional para divulgar seus ideiais ligados ao poder da mente.

– A ideia que mais me entusiasma é vender o parque e criar uma rede de rádios para levar essa mensagem, das potencialidades humanas, de um mundo de felicidade, de aproveitamento da vida e crescimento interior para um maior número de pessoas. E quero fazer o Instituto VivaFeliz, que será uma espécie de spa mental, com encontros para trabalhar o revigoramento da mente e libertar as pessoas dos sofrimentos e do estresse, para que elas saiam daqui felizes – diz o autor de 68 livros, com mais de 2,6 milhões de exemplares vendidos.

O parque tem uma grande riqueza natural. É rodeado por Mata Atlântica e, nos fundos, abrange um grande cânion e cachoeiras. Além disso, o Oásis mantém sua estrutura quase intacta, como os dois lagos com tobogã, que serviam de atração para os banhistas. O local ainda tem a estrutura do antigo zoológico, o trem, a estação e um quilômetro de trilhos, um teleférico, o castelo da entrada e a minicidade com chafariz de águas dançantes.

Padre Lauro conta que montou o Oásis em 1980 para oferecer um local de diversão para as famílias passarem os finais de semana. Ele diz que, antes de comprar a área, já conhecia o local, que havia abrigado um parque aquático chamado Oásis por volta de 1950, mas que ficara fechado por 30 anos. Quando reabriu sob administração de padre Lauro, o Oásis virou referência na região. No final dos anos 1990, o movimento começou a cair no parque, e padre Lauro passou a investir em eventos natalinos no local. Como o custo de manutenção ficou alto, inclusive para manter os animais do zoológico o ano inteiro, em 2003 o parque fechou, passando a ser usado só para eventos isolados, como shows e feiras.

Opções – Após uma sondagem de Beto Carrero, anos atrás, e de uma tentativa frustrada da prefeitura de Itaara de reabrir o parque, em 2008, padre Lauro ficou com quatro opções: vender a área, fazer uma parceria com algum empresário para reabrir o Oásis, criar um parque ecológico no local ou construir um condomínio de casas direcionado a pessoas ligadas a seus ideais. Vender o Oásis é, hoje, a opção número 1 de padre Lauro.

Diário de Santa Maria.