terça-feira, 9 de novembro de 2010

ONTEM 40 º C HOJE PREVISÃO DE 10 º C.

A estação da Base Aérea de Santa Maria registrou calor de 40°C por volta das 15h. No mesmo período, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) marcou 35,4°C no município. A previsão é de que a temperatura aumente mais até as 17h.

— Com o ar seco e o céu limpo, não tem nuvens que filtrem e a radiação passa direto — alerta a meteorologista da RBS, Estael Sias.

A segunda-feira é marcada pelo forte calor em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Além do céu com poucas nuvens, a ausência de vento ajuda a aumentar a sensação de abafamento.

Calor superior a 30ºC em diversos municípios

Nas estações meteorológicas da RBS, as máximas são registradas em Santa Maria, onde a temperatura chegou a 35,1ºC, Santa Cruz do Sul (34,3°C), Uruguaiana (33,1°C), Porto Alegre (32,4°C) e Santa Rosa (31,4°C).

Além de Santa Maria, os dados da Aeronáutica, coletados nesta tarde, marcam 36°C em Pelotas, 34°C em Porto Alegre e Canoas; e 33°C em Uruguaiana.

No mesmo período, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) marcou a máxima em São Gabriel, com 35,9°C, Alegrete (34,4°C), Porto Alegre e Bagé (33,5°C), Santa Rosa (32,6°C), São Luiz Gonzaga (32,2°C) e Rio Grande (30,4°C).

Porto Alegre

Na Capital, os termômetros começaram o dia marcando 19ºC mas ultrapassaram os 30ºC já volta das 13h. A temperatura deve subir ainda mais ao longo da tarde.

Vale do Sinos

Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, termômetros de rua marcavam 29ºC, às 11h17min, na sombra. Um deles, instalado na Avenida Pedro Adams Filho, em frente à Praça do Imigrante, bem no centro da cidade, já dava mostras de que a temperatura ainda deve aumentar. Com roupas leves, crianças brincavam com as pombas, adultos descansavam nos bancos.

Serra Gaúcha


A semana começou com sol e calor nas cidades da Serra. Ventos pré-frontais, que antecedem a chegada de uma frente fria, trazem calor para as cidades gaúchas nesta segunda-feira. O ar seco mantém o tempo firme. Na região, as máximas devem chegar aos 25ºC em Farroupilha, 26º em Bento Gonçalves e 29ºC em Caxias do Sul.

Confira abaixo a previsão para os próximos dias:

Terça-feira:

O dia começa com predomínio de sol em todas as regiões, a aproximação de uma frente fria traz aumento de nuvens ainda durante a manhã. Há risco de temporais isolados com fortes rajadas de vento que podem passar de 80 km/h.

Quarta-feira:

A frente fria mantém a instabilidade na parte norte do Estado enquanto uma massa de ar polar, com ar seco e frio provoca o retorno do sol e a queda das temperaturas na fronteira com o Uruguai e Argentina. O amanhecer será gelado e com marcas abaixo da média para esta época. Nas áreas da campanha e extremo sul as mínimas irão ficar em torno de 5ºC a 7°C.
GRUPO RBS.