quinta-feira, 2 de junho de 2011

Câmara discute o uso de sacolas plásticas.

Na manhã desta quinta-feira, 02, os vereadores da Câmara Municipal reuniram-se em audiência pública com proprietários de supermercados para discutir o uso das sacolas plásticas. Tramita na Casa o Projeto de Lei de autoria do vereador Diniz Cogo que proíbe o uso de sacolas plásticas pelos supermercados.
Os vereadores antes de colocar o Projeto de Lei em votação acordaram por realizar esta audiência com os proprietários de supermercados, visando o debate sobre esse assunto que precisa ser ampliado, com a participação da sociedade organizada e representantes de classe.
Apesar de reconhecer a comodidade que o uso de sacolas plásticas trazem ao consumidor, a maior preocupação é quanto aos danos irreparáveis que elas podem causar ao meio ambiente, já que o Brasil consome em média quinhentos milhões de sacolas plásticas por ano, menos de 1% é reciclado e destas muitas vão parar nos rios, mares, prejudicam a vida dos animais marinhos; em bueiros, causam inundações ou até podem ficar por muitos anos poluindo lençóis freáticos. Em outros estados já há leis proibindo o uso de sacos plásticos, com recomendação que sejam substituídos por sacolas biodegradáveis. As sacolas plásticas tradicionais têm como matéria-prima o petróleo e levam centenas de anos para se decompor, as biodegradáveis são feitas com material orgânico e se desfazem em apenas 180 dias.
Alguns supermercados já adotaram as sacolas retornáveis mas segundo relato dos próprios empresários não obteram êxito no retorno das mesmas. Também já existe em alguns supermercados o uso das sacolas biodegradáveis que não agridem tanto o meio ambiente.


Para tentar mudar esta realidade no Município, a Câmara em parceria com os supermercados e entidades deverá desenvolver ações para incentivar a mudança de hábito dos cidadãos. O processo para criar consumidores conscientes, que ajudem a evitar os problemas causados pelo consumo desenfreado de bolsas plásticas através da eliminação da distribuição gratuita de sacolas plásticas pelos supermercados.

O Projeto de Lei que tramita na Casa será retirado pelo proponente, na medida que o principal objetivo que é de reunir e chamar a atenção dos supermercados para este assunto foi atingido, levando a elaboração de um novo Projeto de autoria do Poder Legislativo especificando o valor a ser cobrado por cada sacola plástica que deverá ser fixado pelos próprios supermercados nos próximos dias.