Uma nova frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul provoca chuva e vento forte no Estado nesta terça-feira. Chove desde a madrugada no centro, oeste e sul do Estado, mas os acumulados são pequenos e não devem aumentar muito. O maior acumulado registrado pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até as 6h foi 17mm em Dom Pedrito, na região da campanha, o que corresponde a pouco mais de 15% da média do mês de julho. Em Bagé choveu 16,6mm até as 6h10min segundo a estação meteorológica da RBS.
A precipitação vem acompanhada de trovoadas e ventos fortes que podem chegar a 100Km/h principalmente na Campanha e no Sul. Em Santa Maria, na região central, a estação meteorológica da RBS registrou uma rajada de 88,5Km/h no município. Conforme informações da Somar meteorologia, o vento chegou a 72Km/h em Santana do Livramento e 65Km/h em Bagé e Quaraí.
Esse sistema é o mesmo que provocou uma intensa tempestade na noite desta segunda-feira na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, causando uma morte e deixando pelo menos 15 pessoas feridas.
A madrugada foi mais uma vez abafada no território gaúcho. Entre 4h e 6h a menor temperatura registrada nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado era 10,1ºC em São José dos Ausentes. Em Porto Alegre, o dia começou com temperaturas em torno de 15ºC.
Por causa do tempo fechado a amplitude térmica deve ser pequena e à tarde não faz tanto calor quanto nesta segunda-feira, quando a temperatura chegou a 29,5ºC em Campo Bom. A máxima nesta terça-feira deve ser de 22ºC na maior parte do Estado e 18ºC na Metade Sul e Campanha.
No decorrer da terça-feira as chuvas ficam generalizadas sobre o Estado. As temperaturas mínimas devem ser registradas à noite, em torno de 12ºC no Estado, quando os ventos passam a soprar do quadrante sul.
Previsão para os próximos dias
A frente fria se afasta e a quarta-feira começa sem chuvas no Rio Grande do Sul, porém ainda com muita nebulosidade. Até o início da manhã as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C do oeste até o sul do Estado. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas se elevam até o começo da tarde. As máximas ficam em torno 20°C da Campanha até o nordeste gaúcho, passando dos 22°C no Noroeste.
Ainda à tarde novas áreas de instabilidade voltam a provocar pancadas de chuva na metade norte do Estado. Os maiores acumulados, no entanto, devem ocorrer entre quinta e sexta-feira, quando são previstos novos temporais no Rio Grande do Sul.
Fonte zero Hora.