A Comarca de Jaguari e o Lions Clube local promovem o Projeto Acreditando no Futuro – SER (Sentir, Educar e Realizar). A iniciativa atenderá 100 crianças, entre sete e 11 anos, e 50 adolescentes, entre 12 e 17 anos, provenientes de dois bairros carentes do município. Eles foram selecionados pelo critério de vulnerabilidade social e familiar.
Serão oferecidas às crianças, em turno oposto ao escolar, aulas de música, teatro e esporte, além de palestras e apoio psicológico para as famílias. As aulas ocorrerão na escola. Já aos adolescentes, serão oferecidos cursos técnicos, promovidos pela Emater. O objetivo é desenvolver diversas atividades de fomento da cidadania, com ações envolvendo a família e a comunidade para a prevenção ao uso de drogas e álcool.
De acordo com o Juiz Gildo Meneghello Junior, da Comarca de Jaguari, “a iniciativa e desenvolvimento do projeto partiu do próprio Lions Clube de Jaguari e conta com a parceria do Poder Judiciário no âmbito de sua atuação junto à Infância e Juventude. O projeto será executado pelo clube e envolverá a comunidade como um todo, vez que há outras instituições envolvidas (Município de Jaguari, Emater, Conselho Tutelar, Universidade Regional Integrada entre outros), e prevê ações de saúde, educação e desporto em busca da construção de um novo conceito de cidadania e integração social, atingindo não apenas o universo - inicialmente definido como de 150 crianças e adolescentes - mas também as respectivas famílias”.
Ele destaca que “buscou-se arregimentar as forças vivas da comunidade a partir das necessidades e peculiaridades locais no que tange ao enfrentamento das chagas sociais das drogas e do álcool”. Para o magistrado, o projeto é uma resposta social à problemática das drogas e do abuso do álcool entre crianças e adolescentes.
Como colaborar
A iniciativa utiliza recursos próprios do Lions Clube local, além de verbas do Estado do Rio Grande do Sul, COMDICA e do Fundo das Penas Pecuniárias da Comarca. Lançado em fevereiro deste ano, o projeto começa a ser executado a partir da segunda quinzena de março.
Interessados em contribuir com o projeto, devem acessar o site do Portal Social:(http://doacoes.portalsocial.org.br/Projetos/Projeto.aspx?IDProjeto=879).