terça-feira, 16 de março de 2010

TEATRO EM SANTIAGO.

Espetáculo que funde diferentes artes começa hoje turnê por Rosário do Sul, Santa Maria e Santiago Ele não segue um roteiro, não conta uma história e não tem uma ordem cronológica. Mesmo assim, reúne diversas áreas da arte. O espetáculo Por Você, que será apresentado esta semana em Rosário do Sul, Santa Maria e Santiago, é uma mistura de um pouco de dança, música, dramaturgia, arte circense e efeitos multimídia, que prometem agradar a todos os públicos.

Para apresentar essa reunião de tantas formas de arte ao público, a Troupe Xipô, de Montenegro, conta com artistas que também dominam diferentes formas de expressão artística. No grupo, formado por sete pessoas, há atores, bailarinos e artistas circenses. Cada um dentro de suas especificidades, trabalha e dá sua contribuição para encantar o público a sua maneira.

– Por Você poderia ser definido como um sonho. Ele tem magia, ilusionismo, encanto. Ele tenta retratar o lado lúdico do amor e, para dizer isso, usa bailarinas, palhaços, músicos num mesmo palco. Junto a isso, ele também é multimídia porque usamos datashow para dar efeitos como luz, sombra e projeção – explica Suzana Schoellkopf, que é uma das criadoras, diretoras e bailarinas do espetáculo.

Por tratar do tema amor usando a beleza de diferentes formas artísticas, Por Você também abrange um público diverso, de crianças até idosos. Desde que foi montado, em 2007, o espetáculo já fez apresentações, inclusive, para escolas de Educação Infantil em várias cidades.

– É uma apresentação para a família toda. Crianças de 2 anos até idosos gostam de ver. Para quem é adulto, a peça remete à infância porque mostra essa parte lúdica do amor. Para a criança, a peça também é bastante contemporânea porque trabalha com magia, com ilusionismo, com circo – diz Suzana.

O espetáculo Por Você marca o reinício do Projeto Lâmpada Mágica em 2010 com o patrocínio da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia. Na região, as apresentações começam hoje por Rosário do Sul. Amanhã será a vez de Santa Maria, e sexta-feira, de Santiago. Na quinta, a peça também será encenada em Itaqui.

Oficinas – Além de mostrar a peça Por Você nos palcos de teatros e auditórios, a Troupe Xipô também fará a oficina Teatro e Circo com Qualquer Coisa nas cidades em que passará. As aulas serão durante à tarde, das 15h às 17h, e vão ser ministradas por Marcos Guarani, que integra a Xipô, e é formado em teatro.

A oficina oferece 20 vagas para jovens a partir de 14 anos. O único pré-requisito é utilizar roupas confortáveis, ter disponibilidade para movimentar-se e disciplina. Em Rosário do Sul, a oficina será no salão de eventos da Secretaria de Educação. Em Santa Maria, ela ocorre na Casa de Cultura e, em Santiago, no Centro Cultural.

Para o público, a oficina é uma oportunidade de, além de apreciar teatro, conhecer uma pouco da técnica e da emoção que compõem essa arte.

fernanda.mallmann@diariosm.com.br