domingo, 29 de maio de 2011

Audiência discute serviços prestados pela SAMU.

O Legislativo realizou durante esta manhã de sexta-feira, 27, uma importante reunião com a Secretaria Municipal da Saúde e Hospital de Caridade para discutir sobre os serviços prestados pela SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao município de Santiago.

A base da SAMU funciona 24 horas com profissionais capacitados atendendo urgência e emergência, o atendimento é regulado pela SAMU /RS (Porto Alegre), sem nenhuma interferência da Secretaria Municipal de Saúde de Santiago, fato que vem ocasionando grande procupação devido ao grande número de reclamações da população sobre o serviço prestado, já que o solicitante precisa entrar em contato com a central em Porto Alegre para que a mesma constate a necessidade ou não do atendimento da SAMU. O serviço de atendimento é solicitado pelo fone 192 com finalidade de prestar socorro à população em casos de emergência, procurando reduzir o número de óbitos, o tempo de internação no hospital e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Segundo a enfermeira responsável pela SAMU o tempo resposta para o atendimento varia entre 05 e 10 minutos no máximo. O Hospital encaminhou à Central de Atendimento da SAMU notificação no dia 09 de fevereiro referente ao tempo e critérios utilizados pela central na permissão do atendimento à comunidade.

O Legilslativo irá unir-se ao Hospital e Secretaria de Saúde em um movimento de conscientização da população sobre o atendimento de urgência ( dependendo da demora do atendimento pode levar a óbito) e emergência (risco de morte imediato), para que a SAMU seja acionada em um destes casos, caso contrário a população deverá acionar o Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança do paciente.

QUANDO CHAMAR A SAMU?

- Na ocorrência de problemas respiratórios;

- Em casos de intoxicação exógena;

- Em casos de queimaduras graves;

- No ocorrência de maus tratos;

- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou feto;

- Em casos de tentativas de suicídio;

- Em crises hipertensivas;

- Quando houver acidentes/trauma com vítimas;

- Em casos de afogamentos;

- Em casos de choque elétrico;

- Em acidentes com produtos perigosos;