quinta-feira, 5 de maio de 2011

URI repete destaque na Pesquisa Top Of Mind.

Pelo segundo ano consecutivo a URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) conseguiu uma posição de destaque na Pesquisa Top Of Mind. Desta feita a pesquisa traz números relativos a 2011. De acordo com a pesquisa publicada na Revista Amanhã, a URI repete a posição de 5ª universidade mais lembrada do Rio Grande do Sul e a 2ª universidade mais lembrada entre as instituições do interior do estado. Estas mesmas posições foram alcançadas no ano passado, mas os índices melhoraram comparando os últimos três anos. Ela passou de 5,3% em 2009, para 6,1% dos entrevistados em 2010, e agora, aparece com 6,8% neste ano de 2011. Entre as classes sociais a URI foi lembrada por 7,8% dos entrevistados pertencentes às classes D e E, 5,9% da classe C e 8,6% dos entrevistados que citaram a URI pertencem às classes A e B.

A pesquisa é feita pelo método quantitativo com 1,2 mil entrevistas nas sete mesorregiões do Rio Grande do Sul. O universo da pesquisa inclui pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais. Na abordagem, o pesquisador aponta uma categoria de produto ou serviço e anota a primeira marca citada pelo entrevistado. Não há nenhum tipo de indução à resposta. A pesquisa foi realizada de 7 de janeiro a 24 de fevereiro de 2011. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, em cada uma das categorias pesquisadas.

Para o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli “ser lembrado pela segunda vez consecutiva de forma destacada através de uma pesquisa que merece grande consideração pelo povo gaúcho, tem um significado especial para nossa Universidade. O acréscimo registrado nos índices apresentados pela pesquisa, demonstra o avanço e a consolidação da URI como instituição de ensino superior, que através de suas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão, tem conseguido ótimos resultados, tornando-se merecedora da lembrança e do carinho das pessoas, principalmente daquelas que vivem nas regiões do Rio Grande do Sul onde estamos presentes”.

Luiz Mario Silveira Spinelli destaca que “porém, este resultado deve ser recebido por toda nossa comunidade acadêmica com muita responsabilidade e atenção, pois certamente aumenta o nosso compromisso em corresponder a expectativa gerada com o potencial da Universidade, devendo esta continuar trabalhando de forma séria, ética e competente, fato determinante para a conquista do respeito e da credibilidade verificada.”

O reitor finaliza enfatizando a importância da comunidade para essa conquista da URI: “por uma questão de inteira Justiça, queremos dividir esse singular momento de alegria e entusiasmo com toda nossa comunidade que no dia-a-dia nos apóia, nos ajuda e nos fortalece. Estar entre as cinco Universidades mais lembradas pelos gaúchos, num dos Estados Brasileiros que se destaca pela qualidade de suas instituições de ensino superior, todas merecedoras do nosso respeito por tudo que tem feito por sua gente, é sim um fato a ser comemorado. Parabéns a todos que construíram a nossa história”