quarta-feira, 18 de maio de 2011

DENUNCIA CONTRA EX-PREFEITO SERAFIM ROSADO.



Nessa terça-feira, foi efetuada uma denúncia na Secretaria de Meio Ambiente de Capão do Cipó para que o Secretário tomasse providências contra a aplicação de defensivos agrícolas (herbicida) em área de perímetro urbano. De acordo com as normas ambientais, Lei Federal e Lei Estadual, o Secretário somente pode tomar providências juntamente com a Brigada Militar ou 2° GPA Santiago, pois o Secretário não tem autonomia de autuação.



Segundo normas agronômicas e ambientais, bem como a rotulagem dos produtos, a aplicação de defensivos agrícolas, em especial o herbicida, deve seguir algumas determinações: 1) Horário de Aplicação: o horário de aplicação em área de perímetro urbano é das 18 horas da noite às 06 horas da manhã, preferencialmente fora do horário de expediente público; 2) Cuidados Especiais: a aplicação deve ser evitada quando a velocidade do vento for superior a 6 km/hora; 3) Equipamentos de Segurança: o Equipamento de Proteção Individual – EPI (luva, macacão, máscara e botas) são estritamente necessários para evitar o contato do produto com a pele e a respiração; 4) Receituário Agronômico: toda compra de defensivos vem acompanhado de um receituário agronômico onde há explicações referente a dose de aplicação, horário de aplicação, uso de EPI, controle de plantas daninhas, etc.
A falta destes cuidados em perímetro urbano, que no caso de hoje ocorreu, acarretou através da Brigada Militar de Capão do Cipó, a apreensão do Trator Ford 6600 e do Pulverizador de Arrasto de barras com tanque de capacidade de 2000 litros do Sr. Serafim Garcia Rosado, o que qualifica em CRIME AMBIENTAL.

Começa aparecer o trabalho do Secretário do Meio Ambiente, e por coincidência justamente contra aquelas pessoas que muito criticaram a criação dessa secretaria.