quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inmet alerta para possibilidade de chuva forte e trovoadas no Estado.

O Rio Grande do Sul poderá ter chuva forte hoje conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já o frio deve aumentar um pouco a partir de amanhã. Na sexta-feira, a mínima no Estado deve chegar a 6ºC e, na Capital, a 11ºC.

Segundo o Inmet, as pancadas de chuva podem ser acompanhadas de trovoadas em todas as regiões. A Central de Meteorologia da RBS também aposta em chuva, mas sem grande intensidade e concentrada no Norte — como ocorreu ontem — e no Leste, incluindo Porto Alegre, a Serra e o Litoral.

Na Capital, as nuvens predominam na maior parte do dia. A nebulosidade aumenta no decorrer da noite, no entanto, as chuvas devem ser fracas no período. As temperaturas devem variar entre 14°C e 21°C. O tempo favorece uma condição de frio pela manhã e quente à tarde. A umidade relativa do ar em torno de 73%.

A chance maior de chuva, mas sem cerração, ocorre na Campanha. Pode chover ainda pela manhã, principalmente em cidades próximas a São Gabriel. Os termômetros podem chegar a 23ºC. Na região Sul, o sol pode aparecer pela manhã e há possibilidade de chuva apenas à noite.

O excesso de umidade traz chuva à Fronteira Oeste, que terá temperatura mínima de 14ºC e máxima de 23ºC.

A chuva chega com grande intensidade em cidades como Santiago e Santa Maria, no centro do Estado. A região deve apresentar chuva intermitente. Na Serra, o cenário será de muitas nuvens, mas pouca chuva. A temperatura máxima será de 19ºC.

Apesar da alta umidade que será verificada no norte e nordeste do RS, podem ocorrer chuvas no final da tarde. Pela manhã, aberturas de sol. A temperatura máxima será de 24ºC.

A chuva terá intensidade fraca no Litoral, com aberturas de sol pela manhã. A agitação marítima diminui e as ondas ficam em torno de 1m de altura.

Quinta-feira

Amanhã, a frente fria se desloca para Santa Catarina. No entanto, uma nova massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul. A instabilidade diminui, e o dia começa com muitas nuvens, cedendo aos poucos o espaço para o sol. Podem ocorrer pancadas de chuva isoladas no Noroeste e na Região Metropolitana.

Sexta-feira

Na sexta-feira será possível verificar uma queda mais acentuada nos termômetros. A massa de ar frio possibilita mínima de 6°C na Serra. O tempo fica aberto e garante a presença do sol, o que eleva a temperatura ao longo do dia a até 20°C. O clima seco prevalece até a quarta-feira da semana que vem, quando o frio deve aumentar em relação aos últimos dias.

> Acompanhe a meteorologia em tempo real
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia