A Comissão de Assuntos Municipais aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (30), o parecer favorável do deputado Chicão Gorski (PP) ao Projeto de Lei nº 193/2010. De autoria do deputado Edson Brum (PMDB), o PL declara o município de Nova Esperança do Sul Capital da Bota, no Rio Grande do Sul. A Comissão de Constituição e Justiça também aprovou parecer favorável à matéria.
O parlamentar progressista destaca a qualidade e diferenciação dos calçados em couro fabricados em processo artesanal no município. Une-se a essa tradição produtos de selaria e indumentária gaúcha, o que faz com que Nova Esperança do Sul seja reconhecida como polo coureiro, afirma Chicão Gorski. Para o deputado, declarar Nova Esperança Capital da Bota é uma maneira de formalizar a expressão de como a cidade já é conhecida.
Tradição
A tradição de produzir botas no município começou em 1915 com a sapataria Redêncio Frizzo. Atualmente a cidade possui cerca de 33 pequenas indústrias de fabricação manual de botas em couro, as quais abastecem os mercados interno e externo, com mão de obra qualificada.