terça-feira, 2 de agosto de 2011

RS poderá ter neve nas próximas horas.

O Rio Grande do Sul poderá amanhecer com neve amanhã. Segundo a meteorologista da RBS, Estael Sias, as chances de ocorrência do fenômeno são maiores nas partes mais altas da Serra, mas não está descartada a possibilidade também em cidades do Planalto.

— Teremos alguns períodos de melhoria, mas essa condição é típica de atuação de ciclone. Em seguida, porém, o tempo fecha novamente e teremos chuvisqueiros. Até a noite o frio aumenta, aumentando também as condições da neve ocorrer não só na Serra como também no Planalto, se houver nuvens de chuva lá — explica Estael. Segundo ela, amanhã a possibilidade de beve permanece ao longo de todo o dia.

Na manhã desta terça-feira houve relatos de neve em São Joaquim e Água Doce, em Santa Catarina, segundo o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski. Houve relatos de neve também em Porto Alegre, mas segundo a meteorologista Estael Sias o fato é bastante improvável, considerando que fazia cerca de 10ºC na Capital no horário.

Ontem, havia nevado na Argentina, inclusive em regiões onde o fenômeno não era registrado há quase 90 anos.

Segundo a meteorologista Tatiane Martins, da Somar, a neve na Argentina não necessariamente tem relação com as possibilidades de neve no RS.

— A massa de ar frio que está atuando na Argentina também atua no Rio Grande do Sul, mas a neve é um fenômeno isolado que depende não só das baixas temperaturas, mas também da precipitação — explica.

Este ano, a primeira nevada no Rio Grande do Sul aconteceu na noite de 26 de junho, presenteando os turistas que visitavam a serra gaúcha. Os flocos, que caíram por pelo menos 15 minutos, deixaram maravilhados dezenas de moradores e visitantes em Gramado. O fenômeno também foi registrado em Bom Jesus, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes