quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Massa de ar polar deve atingir todo o Estado a partir do início da noite desta sexta-feira.

A massa de ar polar que já atinge a Argentina e o Uruguai deve chegar com força ao longo desta sexta-feira ao Estado e provocar declínio brusco na temperatura. No período da tarde, os termômetros começam a cair, mas as mínimas atingem 6ºC em Bagé, na Campanha, e 7ºC em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, entre 23h e meia-noite.

Durante a madrugada, conforme a Somar Meteorologia, a temperatura variou entre 11ºC e 16ºC. O dia será de chuva fraca com períodos de melhoria em todas as regiões do Rio Grande do Sul. As máximas devem ocorrer no Litoral Norte, onde às 5h fazia 16ºC em Tramandaí.

Em Porto Alegre, a temperatura foi de 15ºC e ainda chega a 20ºC durante a tarde. Porém, com a chegada da noite os termômetros terão queda de sete graus.

— Essa onda de ar frio toma conta de todo o sul da América do Sul. Países como Argentina, Uruguai e Chile já enfrentam temperaturas muito baixas no momento — explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Já o sábado será marcado por temperatura próxima de 0ºC na serra gaúcha e a possibilidade de neve não está descartada, de acordo com Oliveira.

— Como as mínimas serão muito baixas no sábado, somadas à umidade relativa do ar alta, a neve pode cair no Estado.

No domingo, a temperatura cai ainda mais, quando os registros devem ser negativos em algumas cidades gaúchas. No entanto, a neve não ocorre porque a umidade também sofrerá queda.

Zero Hora